2º Concurso Osório Alves de Castro: UFOB divulga resultado final

publicado: 02/12/2022 10h35, última modificação: 02/12/2022 10h35
Concurso Literário Osório.png

Foi divulgado no dia 30 de novembro, o resultado final do 2º Concurso Literário Osório Alves de Castro, coordenado pela Pró-reitoria de Artes e Cultura da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Os contos premiados são: “Vapor de Mercúrio”, de Rafael de Figueiredo em 1º lugar, “Vazio”, de Maria Clara Romeiro em 2º, “O poder de um encontro”, de Rubia de Sá em 3º, “O Casamento do nego d'água com a noiva da mata”, de Théo de Araújo Santos em 4º, e “Varal de cordel”, de Cleber da Silva Reis em 5º lugar.

Os primeiros 15 contos classificados pela comissão julgadora farão parte de um e-book a ser lançado pela UFOB no primeiro semestre do próximo ano, conforme Edital PROEC 03/2022. O e-book da primeira edição do concurso pode ser baixado na página da universidade.

Este concurso tem por objetivo incentivar a produção de textos literários na categoria conto, promover a descoberta de novos talentos na literatura regional e fortalecer a interação entre a Universidade e os diversos segmentos da sociedade. Extensivo aos territórios de identidade da Bacia do Rio Corrente, Bacia do Rio Grande e Velho Chico, nesta edição participaram autores de Barreiras, Jaborandi, São Desidério, Santa Rita de Cássia, Coribe, Santa Maria da Vitória, Caetité, Luís Eduardo Magalhães e Guanambi.

Por sua notável contribuição literária à memória e história dos povos desta região, o baiano de Santa Maria da Vitória, Osório Alves de Castro (1901-1978), vencedor do Prêmio Jabuti da Academia Brasileira de Letras com o romance “Porto Calendário”, em 1962, foi escolhido para dar nome ao concurso. Ele publicou ainda “Maria fecha a porta prau boi não te pegar” e “Bahiano Tietê” (póstuma). Os três livros compõem a trilogia da integração do sertão são-franciscano à São Paulo.

MATIZES EM DIÁLOGO

Para celebrar o encerramento do concurso, a revista Francisco realizou no mesmo dia da divulgação do resultado final, às 18h, a 3ª edição da live Matizes em Diálogo, com Paulo Henrique Martinez, professor da UNESP do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Martinez é neto de Osório e falou sobre as dedicatórias dos livros do avô e sua predileção por personagens subalternizados.

Estiveram presentes na live o vice-reitor Antônio de Oliveira, que falou da importância da universidade realizar projetos que estimulam a leitura, escrita e pensamento crítico; a autora Maria Clara Romeiro e o autor Théo de Araújo Santos, que comentaram sobre a experiência de participar pela primeira vez de um concurso literário.

A live foi mediada pelo por Cícero Félix, editor da Francisco e coordenador de arte e cultura da UFOB. Para assistir ao vídeo, Clique aqui