Ingresso
Sistema de Seleção Unificada – SISU
É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas ofertadas pela UFOB nesse processo seletivo são distribuídas em modalidades de concorrência, dentre as quais os/as candidatos/as ao se inscreverem devem observar se atendem a todos os requisitos exigidos para a(s) modalidade(s) escolhida(s).
Saiba mais aqui.
Processo Seletivo para vagas reservadas pelas Ações Afirmativas da UFOB
Por meio deste processo seletivo, em conformidade com a Resolução CEAA/CONSUNI/UFOB nº 019/2022 e suas alterações (Política de Ações Afirmativas da UFOB) são ofertadas vaga reservadas para:
- pessoas oriundas de comunidades identitárias tradicionais ou de comunidades remanescentes de quilombos;
- pessoas 60+ (com idade igual ou maior que 60 anos);
- pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis);
- pessoas em situação de restrição de liberdade ou egressas do sistema prisional;
- pessoas com deficiência;
- pessoas refugiadas; e
- pessoas que tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio em escolas localizadas nos municípios baianos distantes até 150 (cento e cinquenta) quilômetros de qualquer dos campi da UFOB, com vistas ao desenvolvimento regional do Território de Identidade Acadêmica da UFOB, a saber os municípios incluídos: Angical, Baianópolis, Barra do Mendes, Barra, Barreiras, Barro Alto, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Canápolis, Candiba, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Érico Cardoso, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ibipitanga, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, Iuiu, Jaborandi, Jussara, Lagoa Real, Lapão, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Morpará, Muquém de São Francisco, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Presidente Dutra, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Uibaí, Urandi, Wanderley e Xique-xique.
- pessoas que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público para ocupação de vagas reservadas pelas Ações Afirmativas da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), somente no caso de curso com oferta superior a 20 vagas.
Ao se inscrever a pessoa interessada deve observar se atende a todos os requisitos exigidos para a categoria escolhida.
Saiba mais aqui.
Vagas residuais
É o preenchimento de vagas ociosas para estudantes de graduação da UFOB e de outras instituições, portadores de diploma e professores de cursos de licenciatura. São seis modalidades, sendo possível a inscrição em apenas uma, em cada processo seletivo:
(1) Reopção: mudança, de curso de graduação, do estudante regularmente matriculado na UFOB a partir do segundo semestre na UFOB e que não apresente situação de reprovação por faltas e/ou abandono;
(2) Reingresso: aceitação de estudantes da UFOB diplomado ou concluinte que pleiteia nova titulação em outra modalidade ou outro curso de graduação;
(3) Ingresso de profissional do Magistério da Educação Básica (IPMEB): aceitação de professores que atuam na Educação Básica, exclusivamente, para os cursos de licenciatura da UFOB;
(4) Reintegração: para estudantes que perderam o vínculo com a UFOB e desejam retornar ao mesmo curso de graduação;
(5) Transferência externa: vagas destinadas aos estudantes de outra instituição de Educação Superior, vinculadas a curso de graduação autorizado pelo MEC ou pelos Conselhos Estaduais de Educação. Observação: é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM de edições a partir de 2009. O Edital do processo seletivo definirá quais edições serão aceitas para participação no processo seletivo.
(6) Ingresso de Portador de Diploma: aceitação de diplomado por outra IES em curso de graduação autorizado pelo MEC ou pelos Conselhos Estaduais de Educação para obtenção de nova titulação ou modalidade de graduação oferecido pela UFOB. Observação: é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM de edições a partir de 2009. O Edital do processo seletivo definirá quais edições serão aceitas para participação no processo seletivo
Saiba mais aqui.
Programa de Estudante Convênio da Graduação (PEC-G)
Gerido pelo Ministério de Relações Exteriores, destinado a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
Saiba mais aqui.
Reingresso de Estudantes Egressos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) ou (Seleção EBI)
Processo seletivo interno destinado a egressos dos BIs da UFOB que desejam ingressar em cursos de graduação de formação profissional que sejam das áreas de conhecimento afins. Os candidatos podem se inscrever em até três opções, sendo considerado o seu Índice de Eficiência Acadêmica, até a quarta casa decimal, como parâmetro para classificação. A publicação do Edital da seleção ocorre no decorrer do segundo semestre do ano letivo para que os selecionados ingressem no primeiro semestre do ano letivo seguinte.
Saiba mais aqui.