Geral

VII Fórum Permanente de Museus Universitários (VII FPMU)

publicado: 09/03/2023 09h04, última modificação: 09/03/2023 09h07
ID VII- Cartaz do VIIFPMU23  (1).jpg

 

VII Fórum Permanente de Museus Universitários (VII FPMU)

 

O VII Fórum Permanente de Museus Universitários (VII FPMU), ocorrerá, em formato presencial, entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro de 2023, e tem como tema: “30 anos depois… para que(m) ainda serve(m) os museus e coleções universitárias? Panoramas históricos, provocações reflexivas, perspectivas empíricas e proposições metodológicas para o século XXI”.

O evento é co-organizado pelas Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), representadas por servidoras dos respectivos museus e coleções universitárias: Museu Nacional, Museu da Geodiversidade (UFRJ); Escola de Museologia (UNIRIO) e Programa de Pós- Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS UNIRIO-MAST). A proposta do evento é reunir profissionais, estudantes, voluntários e/ou interessados nas discussões acerca dos museus e coleções universitárias, a partir de um programa científico que inclui conferências, apresentações orais, sessões de pôsteres e painéis de debate, além de reuniões temáticas e visitas técnicas. O evento será presencial (com transmissão de algumas atividades), geolocalizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, em auditórios e salas das referidas universidades e/ou instituições parceiras.

O tema do evento "30 anos depois… para que(m) ainda serve(m) os museus e coleções universitárias? Panoramas históricos, provocações reflexivas, perspectivas empíricas e proposições metodológicas para o século XXI", nos convida a pensar e refletir no papel desses espaços neste século, que possui peculiaridades e particularidades em relação ao século anterior, considerando os aspectos históricos e sociais que emergem das próprias discussões e construções desde o primeiro Fórum de Museus e Coleções Universitárias realizado em 1992. Ainda, como demanda da contemporaneidade, questões sobre práticas e relações com os diferentes coletivos, para além de uma perspectiva de ação unilateral, tornam-se cada vez mais urgentes aos museus universitários, voltados historicamente para um público restrito ao espaço acadêmico.

Acesse a programação e saiba como participar: clique aqui

registrado em: