Aumente a produtividade modificando seu cantinho de estudo/trabalho

Veja sugestões que a neuroarquitetura dá para o seu home office ou ambiente de estudo tornar você mais produtivo.

A neuroarquitetura é o nome que se dá à aplicação das neurociências à arquitetura. Ela analisa como o ambiente físico interfere na sua atividade cerebral.

Aplicando alguns conceitos de neuroarquitetura em sua casa você pode ser mais produtivo nessa quarentena. Sabemos que não é possível seguir todos eles, mas leia atentamente e use a criatividade para se adaptar e melhorar seu desempenho.

Em primeiro lugar, separe um espaço específico para estudar ou trabalhar. A separação entre o lugar de descanso e o lugar de trabalho/estudo deve estar clara.

Escolha para o seu home office um lugar silencioso. Os ruídos atrapalham o rendimento. Peça a seus familiares que não interrompam o seu momento de estudo/trabalho e use um fone de ouvido que bloqueie ruídos.

O lugar deve ser também bem iluminado. A luz natural pode melhorar o seu humor. Quando não usar a luz natural, o ideal para estimular a concentração é uma lâmpada de cor branca.

Você pode usar estímulos sensoriais para se motivar e estimular a criatividade, decorando o seu espaço e usando um aromatizador (não recomendamos o mesmo aroma que você utilizaria para relaxar no quarto, por exemplo).

Se puder, escolha uma mobília e decorações mais arredondadas, que o cérebro enxerga como mais amigáveis e estimulam a atividade cerebral.

Quando possível, escolha um lugar com vista para a natureza. Claro que geralmente é difícil conseguir tal vista, mas uma janela com vista para um jardim por exemplo seria ótima. Isso vai diminuir o estresse.

Se não puder escolher uma cadeira que tenha regulagem da altura do assento e do braço e um encosto para a lombar (cadeira que definitivamente não é a realidade da maioria de nós em casa), escolha uma com apoio para os braços, de preferência, e que deixe sua coluna reta, permitindo encostar a lombar (nem que você use uma almofada para ajudar nisso).

Ajuste a altura da tela do computador ou notebook com a altura dos olhos. Existem suportes para notebook para ajudar, mas colocar livros empilhados também serve. Para completar, use teclado externo e um mouse para não ficar com os braços numa posição ruim.

Para finalizar, repetimos as dicas de outras postagens: mantenha o seu espaço de estudo/trabalho organizado e se arrume para trabalhar/estudar como se não fosse apenas sair da cama para a cadeira.

Envie suas dicas para quarentena@ufob.edu.br.

Referências:

Saiba como diminuir os possíveis impactos do home office no seu cérebro durante o período de isolamento social

O impacto do home office no cérebro

Neuroarquitetura: o que é e como impacta os ambientes corporativos?

Dicas para criar um ambiente para home office, mesmo que de última hora