Licenciatura em Química

Campus Reitor Edgar Santos

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Data de Início de Funcionamento: 18/10/2006

Carga horária: 3378 h

Periodicidade: 08 semestres

Integralização mínima: 07 semestres

Integralização máxima: 12 semestres

Vagas Autorizadas: 40

Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias

E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

Com base nas demandas identificadas no cenário em que se insere a presente proposta, bem como no objetivo definido pelo NDE do curso, espera-se que o egresso corresponda ao ideal de formação definido pelo CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e pela CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, conforme RESOLUÇÃO CNE/CES 8, DE 11 DE MARÇO DE 2002, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura em Química.

Basicamente, a formação de nosso estudante se alinha com o desafio brasileiro de preparar um profissional que atue ativamente em prol de um compromisso ético profissional no exercício da docência, pautado em princípios de autonomia, identidade, emancipação social, valorização e reconhecimento da profissão docente. O domínio dos conhecimentos da área de Química será fundamental para situações de aprendizagem pela transposição didática entre a abordagem dos conhecimentos acadêmico-científicos e os que compõem os currículos da Educação Básica e para promover processos educativos pela diversidade. O egresso poderá Coordenar o Trabalho Pedagógico nos anos finais da Educação Básica na área de Química, atuando também na gestão de instituições e processos educacionais, assim como prestar consultoria e assessoria pedagógica na área de sua formação, elaborar materiais didáticos e propostas de inovação tecnológica de ensino na área de Química, Coordenar processos de elaboração de projetos pedagógicos na área de Química, identificar causas de problemas educacionais e propor soluções de modo a qualificar os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa e extensão em educação, pesquisar e divulgar conhecimentos da área de educação e sua relação com a área de Química e apresentar a Química como uma construção humana, abordando os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos culturais, socioeconômico e político.

Pretende-se ainda, que a dinâmica de formação a ser adotada na implementação da presente proposta, prepare nosso egresso para a coordenação e supervisão de equipes de trabalho e que sua atuação profissional seja respaldada pela ética, pela segurança e pela ponderação sobre os impactos socioambientais decorrentes das soluções que venha a propor para a superação de problemas contemporâneos dos quais seja tecnicamente responsável.

Registra-se que tal caracterização não se esgota na atuação voltada para o mercado de trabalho descrito acima, visto que o núcleo de formação proposto continuará assumindo o caráter formativo em nível inicial, que se constitui na base da educação de um profissional preparado para a continuidade de seus estudos em programas de pós-graduação, sobretudo, aqueles de caráter stricto sensu.

Finalmente, em função do incentivo à participação estudantil em atividades de natureza científica, especialmente aquelas destinadas à pesquisa e desenvolvimento, deseja-se que nosso egresso esteja preparado para ampliar sua compreensão sobre o papel da área de Química para o desenvolvimento científico e da sua importância para o desenvolvimento social.

Articulação com as necessidades locais e regionais com planejamento para a sua ampliação em função de suas demandas para o licenciado.