QUÍMICA

Bacharelado

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Início de Funcionamento: 18/10/2006

Carga horária: 2.773 horas

Periodicidade: 8 semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 6 anos

Vagas Autorizadas: 40

Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias

E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

Com base nas demandas identificadas no cenário em que se insere a presente proposta, bem como no objetivo definido pelo NDE do curso, espera-se que o egresso corresponda ao ideal de formação definido pelo CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e pela CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, conforme RESOLUÇÃO CNE/CES 8, DE 11 DE MARÇO DE 2002, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química.

Basicamente, a formação de nosso estudante se alinha com o desafio brasileiro de preparar um profissional que atue ativamente em prol do desenvolvimento da indústria Química brasileira, com especial destaque para os processos de supervisão na fabricação de produtos para o uso doméstico (saneantes e higiene pessoal), de insumos agrícolas (fertilizantes e defensivos), de insumos industriais (corantes, estabilizantes, conservantes, aromatizantes), de matérias-primas (solventes, plásticos, borrachas) e de alimentos. Espera-se que em função das condições disponibilizadas pelo curso, nosso egresso compreenda e esteja preparado para realizar o tratamento de águas de abastecimento, resíduos e efluentes industriais, visando a proteção do meio ambiente e o reaproveitamento de subprodutos. Ao longo do curso, há elementos formativos que amparam uma atuação segura na área de análises químicas e controle de qualidade, desenvolvendo novos métodos analíticos, ou na operação de equipamentos para a detecção de resíduos tóxicos em alimentos e quantidades de drogas no organismo humano, permitindo-lhe efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Pretende-se ainda, que a dinâmica de formação a ser adotada na implementação da presente proposta, prepare nosso egresso para a coordenação e supervisão de equipes de trabalho e que sua atuação profissional seja respaldada pela ética, pela segurança e pela ponderação sobre os impactos socioambientais decorrentes das soluções que venha a propor para a superação de problemas contemporâneos dos quais seja tecnicamente responsável.

Registra-se que tal caracterização não se esgota na atuação voltada para o mercado de trabalho descrito acima, visto que o núcleo de formação proposto continuará assumindo o caráter formativo em nível inicial, que se constitui na base da educação de um profissional preparado para a continuidade de seus estudos em programas de pós-graduação, sobretudo, aqueles de caráter stricto sensu.

Finalmente, em função do incentivo à participação estudantil em atividades de natureza científica, especialmente aquelas destinadas à pesquisa e desenvolvimento, deseja-se que nosso egresso esteja preparado para ampliar sua compreensão sobre o papel da área de Química para o desenvolvimento científico e da sua importância para o desenvolvimento social.

Licenciatura

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Data de Início de Funcionamento: 20/03/2023

Carga horária: 3565 h

Periodicidade: 08 semestres

Integralização mínima: 07 semestres

Integralização máxima: 12 semestres

Vagas Autorizadas: 40

Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias

E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

Com base nas demandas identificadas no cenário em que se insere a presente proposta, bem como no objetivo definido pelo NDE do curso, espera-se que o egresso(a) corresponda ao ideal de formação definido pelo CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e pela CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, conforme RESOLUÇÃO CNE/CES 8, DE 11 DE MARÇO DE 2002, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares para os cursos de Licenciatura em Química. 

Basicamente, a formação de nosso estudante se alinha com o desafio brasileiro de preparar um profissional que atue ativamente em prol de um compromisso ético profissional no exercício da docência, pautado em princípios de autonomia, identidade, emancipação social, valorização e reconhecimento da profissão docente. O domínio dos conhecimentos da área de Química será fundamental para situações de aprendizagem pela transposição didática entre a abordagem dos conhecimentos acadêmico-científicos e os que compõem os currículos da Educação Básica e para promover processos educativos pela diversidade. O egresso(a) poderá Coordenar o Trabalho Pedagógico nos anos finais da Educação Básica na área de Química, atuando também na gestão de instituições e processos educacionais, assim como prestar consultoria e assessoria pedagógica na área de sua formação, elaborar materiais didáticos e propostas de inovação tecnológica de ensino na área de Química, Coordenar processos de elaboração de projetos pedagógicos na área de Química, identificar causas de problemas educacionais e propor soluções de modo a qualificar os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa e extensão em educação, pesquisar e divulgar conhecimentos da área de educação e sua relação com a área de Química e apresentar a Química como uma construção humana, abordando os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos culturais, socioeconômico e político. Pretende-se ainda, que a dinâmica de formação a ser adotada na implementação da presente proposta, prepare nosso egresso(a) para a coordenação e supervisão de equipes de trabalho e que sua atuação profissional seja respaldada pela ética, pela segurança e pela ponderação sobre os impactos socioambientais decorrentes das soluções que venha a propor para a superação de problemas contemporâneos dos quais seja tecnicamente responsável. 

Registra-se que tal caracterização não se esgota na atuação voltada para o mercado de trabalho descrito acima, visto que o núcleo de formação proposto continuará assumindo o caráter formativo em nível inicial, que se constitui na base da educação de um profissional preparado para a continuidade de seus estudos em programas de pós-graduação, sobretudo, aqueles de caráter stricto sensu. 

Em função do incentivo à participação estudantil em atividades de natureza científica e extensionistas, especialmente aquelas destinadas à pesquisa e desenvolvimento, deseja-se que nosso egresso(a) esteja preparado para ampliar sua compreensão sobre o papel da área de Química para o desenvolvimento científico e da sua importância para o desenvolvimento social. 

Finalmente, considerando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em especial, com enfoque na extensão, espera-se que o licenciado em química elabore, implemente e/ou participe de ações e projetos que contribuam para responder aos problemas sociais e desafios contemporâneos. Conforme descrito na Resolução CPECC/CONSUNI/UFOB 002/2021, que dispõe sobre normas que regulamentam atividades de Extensão Universitária UFOB, a Extensão Universitária é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre a Universidade e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento. São consideradas atividades extensionistas as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas à UFOB, que estejam vinculadas à formação do(a) estudante e que atendam todas as diretrizes que caracterizam a Extensão Universitária. Nesse sentido, espera-se que, a partir da extensão, o egresso(a) seja capaz de contribuir, a partir dos conhecimentos apropriados ao longo de sua formação, com as necessidades locais e regionais.