Bacharelado em Química

Campus Reitor Edgar Santos

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Início de Funcionamento: 18/10/2006

Carga horária: 2.773 horas

Periodicidade: 8 semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 6 anos

Vagas Autorizadas: 40

Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias

E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

Com base nas demandas identificadas no cenário em que se insere a presente proposta, bem como no objetivo definido pelo NDE do curso, espera-se que o egresso corresponda ao ideal de formação definido pelo CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e pela CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, conforme RESOLUÇÃO CNE/CES 8, DE 11 DE MARÇO DE 2002, que estabeleceu as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química.

Basicamente, a formação de nosso estudante se alinha com o desafio brasileiro de preparar um profissional que atue ativamente em prol do desenvolvimento da indústria Química brasileira, com especial destaque para os processos de supervisão na fabricação de produtos para o uso doméstico (saneantes e higiene pessoal), de insumos agrícolas (fertilizantes e defensivos), de insumos industriais (corantes, estabilizantes, conservantes, aromatizantes), de matérias-primas (solventes, plásticos, borrachas) e de alimentos. Espera-se que em função das condições disponibilizadas pelo curso, nosso egresso compreenda e esteja preparado para realizar o tratamento de águas de abastecimento, resíduos e efluentes industriais, visando a proteção do meio ambiente e o reaproveitamento de subprodutos. Ao longo do curso, há elementos formativos que amparam uma atuação segura na área de análises químicas e controle de qualidade, desenvolvendo novos métodos analíticos, ou na operação de equipamentos para a detecção de resíduos tóxicos em alimentos e quantidades de drogas no organismo humano, permitindo-lhe efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Pretende-se ainda, que a dinâmica de formação a ser adotada na implementação da presente proposta, prepare nosso egresso para a coordenação e supervisão de equipes de trabalho e que sua atuação profissional seja respaldada pela ética, pela segurança e pela ponderação sobre os impactos socioambientais decorrentes das soluções que venha a propor para a superação de problemas contemporâneos dos quais seja tecnicamente responsável.

Registra-se que tal caracterização não se esgota na atuação voltada para o mercado de trabalho descrito acima, visto que o núcleo de formação proposto continuará assumindo o caráter formativo em nível inicial, que se constitui na base da educação de um profissional preparado para a continuidade de seus estudos em programas de pós-graduação, sobretudo, aqueles de caráter stricto sensu.

Finalmente, em função do incentivo à participação estudantil em atividades de natureza científica, especialmente aquelas destinadas à pesquisa e desenvolvimento, deseja-se que nosso egresso esteja preparado para ampliar sua compreensão sobre o papel da área de Química para o desenvolvimento científico e da sua importância para o desenvolvimento social.