Bacharelado em Publicidade e Propaganda
O curso de Publicidade e Propaganda de Santa Maria da Vitória é o único da região Oeste e vem suprir uma lacuna na formação de mão de obra para um mercado crescente e em constante transformação. Se considerarmos que é a comunicação publicitária que estabelece a relação entre o produtor/produto e o consumidor, ela é, portanto, estratégica para o fluxo comercial do mercado. Embora o curso venha atender, a priori, as necessidades do mercado da microrregião e de todo o Oeste, seu perfil curricular oferece ao egresso competências que lhe dão plenas condições de ser absorvido por mercados de grandes centros.
IDENTIFICAÇÃO
Turno: Integral
Início de Funcionamento: 8/9/2014
Carga horária: 3.000 horas
Periodicidade: Semestral
Integralização mínima: 4 anos
Integralização máxima: 7 anos
Vagas Autorizadas: 45
Centro Vinculado: Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória
E-mail do Centro: campus.samavi@ufob.edu.br
DOCUMENTOS
CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO
O profissional em Publicidade e Propaganda formado pela Universidade Federal do Oeste da Bahia estará apto a:
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trabalhar bem em equipe;
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ser conhecedor das sociedades e culturas contemporâneas e de sua constituição histórica;
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compreender as diversidades étnicas e multiculturais da Bahia, enfatizando abordagens que considerem as características regionais específicas;
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ser sensível aos problemas da cidade em que vive e capaz dialogar com os setores representativos da sociedade;
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ser detentor de espírito crítico e ético;
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compreender a dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
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estar munido de teoria social e conhecimento prático para que possa criar, produzir, distribuir e analisar as diferentes mídias, práticas profissionais e suas inserções culturais, políticas e econômicas;
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ser capaz de refletir sobre a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
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ter capacidade de produzir conhecimento e cultura voltados para a atualidade, utilizando-se das melhores ferramentas para disponibilizar as informações e respeitando padrões éticos de conduta;
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compreender o poder da comunicação, seus constrangimentos, suas possíveis repercussões e posicionar-se de modo ético-político no exercício da sua profissão;
Conforme estabelecem as diretrizes curriculares da área, além do perfil genérico do comunicador, o publicitário formado pela UFOB deverá:
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ser capaz de executar e orientar as diferentes etapas do planejamento de comunicação de uma organização;
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primar pelo exercício ético no exercício da profissão;
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ser consciente de sua responsabilidade social ao traduzir as necessidades e desejos dos clientes em campanhas publicitárias;
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relacionar-se com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais a publicidade faz interface.
Áreas de atuação
Para chegar ao perfil esperado, durante os quatro anos do curso, o estudante da UFOB deverá desenvolver as seguintes habilidades e competências:
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assimilar e utilizar criticamente um corpo de conceitos que permita a compreensão teórico-prática do universo comunicacional da publicidade e propaganda;
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conhecer e dominar as técnicas e ferramentas requeridas para a execução das funções inerentes ao exercício da profissão, nos mais variados âmbitos de atuação, e considerando a crescente diversidade de possibilidades de inserção sócio-profissional;
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conhecer e dominar a concepção, planejamento, gestão, execução e avaliação de planos, programas, projetos e ações que se configurem como soluções comunicacionais pertinentes ao seu campo de atuação profissional e de forma a atender eficazmente os objetivos mercadológicos, empresariais e institucionais;
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ordenar as informações conhecidas e produzir diagnósticos sobre a situação dos clientes;
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realizar pesquisas de mercado e de opinião em suas múltiplas modalidades e em atenção a demandas variadas;
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definir objetivos e estratégias de comunicação publicitária que resultem em soluções para os problemas mercadológicos e institucionais dos clientes;
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executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda nas agências e nos veículos de comunicação impressa, eletrônica e digital;
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realizar pesquisas e interpretar os dados obtidos de forma a que subsidiem o planejamento, a criação e a produção de campanhas e demais ações de caráter comunicacional-publicitário;
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dominar as linguagens e o ferramental técnico necessário à criação, orientação e avaliação de peças e suportes de comunicação pertinentes às atividades de publicidade e propaganda;
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planejar, executar e administrar campanhas de comunicação voltadas para o mercado, recorrendo ao uso das técnicas de propaganda e de outras formas de comunicação como, por exemplo, a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;
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identificar e analisar os velozes movimentos mutacionais que, a partir do plano sócio-político-econômico-cultural, em escala local, nacional e global, produzem efeitos no ambiente de mercado e sócio-profissional;
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dominar as ferramentas necessárias ao desempenho das funções de assessoramento e consultoria em empresas, instituições e organismos públicos que demandem ações e aconselhamento na área da comunicação publicitária;
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compreender e respeitar os desafios éticos que legitimam as práticas sócio-profissionais do campo da comunicação publicitária;
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identificar possibilidades de ampliação do mercado de trabalho e ser capaz de vislumbrar atividades empreendedoras.