Bacharelado em Matemática

Campus Reitor Edgar Santos

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Data de Início de Funcionamento: 02/03/2009

Carga horária: 2.408 horas

Periodicidade: 8 Semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 6 anos

Vagas Autorizadas: 40

Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias

E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

 As diretrizes curriculares nacionais e outros documentos oficiais referentes à educação no Brasil regulamentam quais devem ser as competências e habilidades necessárias na formação de um indivíduo. Na busca de desenvolvê-las no processo ensino/aprendizagem é importante saber que estas devem ser vistas como objetivos de ensino. Isso acarreta em um trabalho pedagógico integrado, repleto de desafios objetivando uma formação ampla e flexível que desenvolva as aptidões necessárias às expectativas. 

Um campo de atuação bem definido e o que historicamente tem representado o perfil do Bacharel em Matemática é o de ocupar-se de investigação científica básica ou aplicada em universidades e centros de pesquisa. Atualmente, a formação do Bacharel em Matemática deve considerar tanto as perspectivas tradicionais de atuação do profissional quanto as novas demandas da sociedade. 

Para que os objetivos do curso e as perspectivas de formação do estudante sejam alcançadas, o perfil desejado a um Bacharel em Matemática da UFOB é o de um profissional com sólida formação, que possua autonomia no desenvolvimento de pesquisa e busca pela verdade científica, de maneira ética e crítica, um profissional preparado para enfrentar novos desafios e buscar soluções com iniciativas e criatividade, com capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade.

O profissional egresso do curso de Bacharelado em Matemática da UFOB, terá  uma sólida formação nos conteúdos  relacionados à área de Matemática ou áreas afins e de formação complementar, com capacidade de autonomia na busca de adquirir formação continuada como fonte de produção de conhecimento, capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas e entender o impacto dessas soluções num contexto global e social. Considerando todos esses fatores e com base no Parecer CNE/CES n° 1.302/2001, o egresso do Bacharelado em Matemática da UFOB deverá ser competente e hábil para:

1. Trabalhar com compromisso ético profissional no exercício da investigação científica, pautado em princípios de autonomia, identidade, emancipação social;

2. Enfrentar os desafios oriundos das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional;

3. Utilizar do rigor lógico e científico na análise das situações problemas;

4. Atuar em instituições de pesquisa, juntamente com profissionais de diversas áreas;

5. Prestar consultoria e assessoria na área de sua formação;

6. Elaborar materiais instrutivos e propostas de inovação tecnológica na área de Matemática; 

7. Coordenar processos de elaboração de projetos relevantes;

8. Relacionar a matemática com as diversas áreas de conhecimento.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Bacharel em Matemática, como profissional, poderá atuar:

1. Na carreira acadêmica prosseguindo com mestrado e doutorado em Matemática ou em áreas afins;

2. Em instituições bancárias, mercado financeiro e em empresas de diversos setores que requerem conhecimentos matemáticos;

3. Nos setores da indústria e de serviços que façam uso de modelagem matemática;

4. Em corporações profissionais especializados em gerenciamento de dados, capazes de desenvolver algoritmos para melhorar o desempenho do negócio;

5. No desenvolvimento de cálculos e modelos que podem ser usados nas ciências e na solução de problemas nas mais diversas áreas, como engenharia, computação, marketing e finanças;

6. Na elaboração de projetos científicos, como assessor e consultor na área de Matemática e áreas afins;

7. Na participação de programas de formação continuada.