MATEMÁTICA

Bacharelado

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Data de Início de Funcionamento: 02/03/2009

Carga horária: 2.408 horas

Periodicidade: 8 Semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 6 anos

Vagas Autorizadas: 40

Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias

E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

 As diretrizes curriculares nacionais e outros documentos oficiais referentes à educação no Brasil regulamentam quais devem ser as competências e habilidades necessárias na formação de um indivíduo. Na busca de desenvolvê-las no processo ensino/aprendizagem é importante saber que estas devem ser vistas como objetivos de ensino. Isso acarreta em um trabalho pedagógico integrado, repleto de desafios objetivando uma formação ampla e flexível que desenvolva as aptidões necessárias às expectativas. 

Um campo de atuação bem definido e o que historicamente tem representado o perfil do Bacharel em Matemática é o de ocupar-se de investigação científica básica ou aplicada em universidades e centros de pesquisa. Atualmente, a formação do Bacharel em Matemática deve considerar tanto as perspectivas tradicionais de atuação do profissional quanto as novas demandas da sociedade. 

Para que os objetivos do curso e as perspectivas de formação do estudante sejam alcançadas, o perfil desejado a um Bacharel em Matemática da UFOB é o de um profissional com sólida formação, que possua autonomia no desenvolvimento de pesquisa e busca pela verdade científica, de maneira ética e crítica, um profissional preparado para enfrentar novos desafios e buscar soluções com iniciativas e criatividade, com capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade.

O profissional egresso do curso de Bacharelado em Matemática da UFOB, terá  uma sólida formação nos conteúdos  relacionados à área de Matemática ou áreas afins e de formação complementar, com capacidade de autonomia na busca de adquirir formação continuada como fonte de produção de conhecimento, capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas e entender o impacto dessas soluções num contexto global e social. Considerando todos esses fatores e com base no Parecer CNE/CES n° 1.302/2001, o egresso do Bacharelado em Matemática da UFOB deverá ser competente e hábil para:

1. Trabalhar com compromisso ético profissional no exercício da investigação científica, pautado em princípios de autonomia, identidade, emancipação social;

2. Enfrentar os desafios oriundos das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições do exercício profissional;

3. Utilizar do rigor lógico e científico na análise das situações problemas;

4. Atuar em instituições de pesquisa, juntamente com profissionais de diversas áreas;

5. Prestar consultoria e assessoria na área de sua formação;

6. Elaborar materiais instrutivos e propostas de inovação tecnológica na área de Matemática; 

7. Coordenar processos de elaboração de projetos relevantes;

8. Relacionar a matemática com as diversas áreas de conhecimento.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Bacharel em Matemática, como profissional, poderá atuar:

1. Na carreira acadêmica prosseguindo com mestrado e doutorado em Matemática ou em áreas afins;

2. Em instituições bancárias, mercado financeiro e em empresas de diversos setores que requerem conhecimentos matemáticos;

3. Nos setores da indústria e de serviços que façam uso de modelagem matemática;

4. Em corporações profissionais especializados em gerenciamento de dados, capazes de desenvolver algoritmos para melhorar o desempenho do negócio;

5. No desenvolvimento de cálculos e modelos que podem ser usados nas ciências e na solução de problemas nas mais diversas áreas, como engenharia, computação, marketing e finanças;

6. Na elaboração de projetos científicos, como assessor e consultor na área de Matemática e áreas afins;

7. Na participação de programas de formação continuada.

Licenciatura

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Início de Funcionamento: 02/03/2009

Carga horária: 3.475 horas

Periodicidade: 8 semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 6 anos

Vagas Autorizadas: 40

Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias

E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Matemática na Educação Básica têm como eixo orientador o papel da Matemática na construção da cidadania, destacam assim a participação e a autonomia do estudante. Para tanto, é necessário que o egresso do curso de Licenciatura em Matemática, que vai atuar nesse nível de ensino, seja um cidadão crítico frente às situações e capaz de exercer sua autonomia intelectual.

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Licenciatura em Matemática destacam que os egressos desse curso deverão possuir visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos, visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

Com base na diretriz CNE/CES 1.302/2001, o currículo do Curso de Matemática foi elaborado de maneira a desenvolver as seguintes competências e habilidades:

a)  Capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

b)  Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

c)  Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para resolução de problemas;

d)  Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;

e)  Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação utilizando rigor lógico-científico na análise da situação problema;

f)   Estabelecer relações entra a matemática e outras áreas do conhecimento;

g)  O conhecimento de questões contemporâneas;

h)  Trabalhar na interface da Matemática com outros campos do saber.

Incluindo às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:

a)  Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a Educação Básica;

b)  Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos e curriculares;

c)  Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a Educação Básica;

d)  Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;

e)  Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;

f)   Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 

O Licenciado, como profissional do magistério da Educação Básica, poderá atuar como:

a)  Professor da área de Matemática do Ensino Fundamental e Ensino Médio;

b)  Gestor de instituições educacionais de Ensino Fundamental e Ensino Médio;

c)  Coordenador do trabalho pedagógico na sua área de formação em instituições de Ensino Fundamental e Médio;

d)  Gestor e professor em organizações que promovam educação não formal no âmbito da formação específica do licenciado;

e)  Professor em empresas públicas e privadas que demandem da atuação de um profissional da educação com formação específica da sua área;

f)   Assessor e consultor na elaboração de projetos pedagógicos na área de Matemática.

 

Acrescidas a esse perfil o egresso estará apto a:

a)  Trabalhar com compromisso ético profissional no exercício da docência, pautado em princípios de autonomia, identidade, emancipação social, valorização e reconhecimento da profissão docente;

b)  Dominar conhecimentos da área de Matemática e criar situações de aprendizagem pela transposição didática entre a abordagem dos conhecimentos acadêmico-científicos e os que compõem os currículos do Ensino Fundamental e Ensino Médio;

c)  Conhecer e dominar os objetos de conhecimento da matemática escolar e promover processos de ensino e de aprendizagem que garantam a aprendizagem matemática de estudantes da Educação Básica;

d)  Promover processos educativos pela diversidade e para a diferença;

e)  Participar de equipes de trabalho pedagógico no Ensino Fundamental e no Ensino Médio na área de Matemática;

f)   Prestar consultoria e assessoria pedagógica na área de sua formação;

g)  Elaborar materiais didáticos e propostas de inovação tecnológica de ensino na área de Matemática;

h)  Participar de projetos pedagógicos na área de Matemática;

i)    Identificar causas de problemas educacionais e propor soluções de modo a melhorar os processos de ensino e aprendizagem;

j)    Pesquisar e divulgar conhecimentos da área de Educação Matemática;

k)   Prosseguir seus estudos em programas de Pós-Graduação.