Licenciatura em História
IDENTIFICAÇÃO
Turno: Noturno
Início de Funcionamento: 01/03/2010
Carga horária: 3.245 horas
Periodicidade: 9 semestres
Integralização mínima: 4,5 anos
Integralização máxima: 7 anos
Vagas Autorizadas: 45
Centro vinculado: Centro das Humanidades
E-mail do Centro: censino.cehu@ufob.edu.br
DOCUMENTOS
CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO
A formação do licenciado e do bacharel em História possui elementos em comum como a pesquisa. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de História (Parecer n.º CNE/CES 492/2001) apresentam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos graduandos em História, independente da habilitação. Tais competências e habilidades estão relacionadas com a pesquisa, o domínio de diferentes referenciais metodológicos e a problematização das múltiplas referências sociais, culturais e históricas. Segue o que aponta o citado parecer:
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“Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;
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Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
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Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação;
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Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento;
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Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural.
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Competência na utilização da informática.” (Parecer n.º CNE/CES 492/2001)
ÁREAS DE ATUAÇÃO
As formas de atuação profissional do licenciado em História podem variar desde a atuação em espaços formais de ensino, bem como em espaços não-escolares como museus, ONGs, Arquivos, agências de turismo e outros que necessitem de atividades educativas. A atuação em pesquisas historiográficas e educativas também faz parte do conjunto de possibilidades de atuação profissional. A habilitação da licenciatura possibilita não só a atuação docente na educação básica, nas etapas do ensino fundamental e médio, como também na gestão escolar e coordenação pedagógica seja na rede privada ou pública.
Desta forma, o Licenciado em História deve estar capacitado para:
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Compreender os processos sócio-históricos concernentes às sociedades humanas do passado e do presente;
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Exercitar o trabalho com as várias dimensões da História - exercício do magistério em todas as etapas e níveis da Educação Básica, preservação e divulgação de patrimônio, assessoria às entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos e pedagógicos;
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Desenvolver o espírito e análise crítica a respeito da História, sua construção e disseminação, percebendo, refletindo e discutindo as questões relativas à teoria, prática pedagógica, pesquisa e ensino de História;
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Promover a interação entre as várias áreas de conhecimento, alargando as dimensões do trabalho do docente de História, possibilitando, assim, uma visão abrangente dos processos histórico-sociais.
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Atender as exigências específicas da docência em História e áreas afins comprometendo-se com as ações sociais que promovem o pleno desenvolvimento da sociedade;
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Proporcionar aos seus estudantes o gosto e o interesse pelos estudos de forma reflexiva, crítica e contextualizada aos saberes da História;
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Abordar de forma responsável e coerente as questões relativas às pluralidades, contribuindo para o combate dos preconceitos e discriminações daí decorrentes;
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Analisar de forma crítica fontes diversas, tais como livros didáticos, artigos, reportagens, recursos imagéticos, músicas, literatura, documentos oficiais, depoimentos e outros que possam contribuir para a construção do conhecimento histórico-social;
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Aproximar a produção acadêmica da sociedade através das diversas estratégias pedagógicas;
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Elaborar, aplicar e corrigir avaliações que levem em consideração o contexto, as especificidades e a complexidade dos processos educacionais, promovendo o respeito às diferenças e auxiliando no desenvolvimento das potencialidades dos agentes envolvidos no processo educativo;
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Desenvolver pesquisas acadêmicas tanto de âmbito historiográfico como pedagógico de modo que possa proporcionar a produção e difusão do conhecimento;
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Lidar com as diversas formas de saberes presentes nos contextos educacional e social, valorizando-os e articulando-os com os saberes acadêmico-científicos propriamente ditos;
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Trabalhar com compromisso ético profissional no exercício da docência, pautado em princípios de autonomia, identidade, emancipação social, valorização e reconhecimento da profissão docente;
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Dominar conhecimentos da área de História e criar situações de aprendizagem pela transposição didática entre a abordagem dos conhecimentos acadêmico-científicos e os que compõem os currículos do Ensino Fundamental e Ensino Médio;
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Coordenar o Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental e no Ensino Médio na área de História;
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Atuar na gestão de instituições e processos educacionais;
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Elaborar materiais didáticos e propostas de inovação tecnológica de ensino na área de História;
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Identificar causas de problemas educacionais e propor soluções de modo a qualificar os processos de ensino e aprendizagem a partir da pesquisa em educação.