Bacharelado em Geografia

Campus Reitor Edgar Santos

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Data de Início de Funcionamento: 18/10/2006

Carga horária: 2.525 horas

Periodicidade: 8 Semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 6 anos

Vagas: 20

E-mail: bacgeo@ufob.edu.br

Centro vinculado: Centro das Humanidades

E-mail do Centro: censino.cehu@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

De maneira geral, o Bacharel em Geografia deverá estar capacitado para o exercício da pesquisa, princípio básico de sua formação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado em Geografia (BRASIL, 2002; 2010), definem dois eixos que se constituem o perfil do formando, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, que são o de tornar-se apto a compreender os elementos e os processos concernentes ao meio natural e ao meio construído, e o de dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Nesse contexto, entende-se que as competências e habilidades do Bacharel em Geografia conforme Parecer CNE/CES nº. 492/2001, aprovado em 03/04/2001, compreende: identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento; articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais; reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos; planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica; dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográficos; propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia; utilizar os recursos da informática; e trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.

Ainda conforme a CNE/CES nº. 492/2001, as atribuições específicas do Bacharel em Geografia, incluem:  específicas Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais; identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço; selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto; avaliar representações ou tratamentos: gráficos e matemático-estatísticos; elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os ambientes de atuação do Geógrafo são amplos e diversificados, podendo exercer sua profissão como pesquisador em Instituições de Ensino Superior, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; em organizações não-governamentais, institutos de planejamento, órgãos e entidades de fiscalização e proteção ambiental; em agências reguladoras; em assessorias a movimentos sociais; em sindicatos, associações científicas e órgãos de fomento. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. 

Além disso, a formação deve garantir a capacitação para o exercício da profissão de Geógrafo, de acordo com a regulamentação conferida pelo decreto nº 85.138 de 15/9/1980 e Lei Federal nº 6.664 de 26/6/1979, que estabelecem para os geógrafos as seguintes atividades e atribuições: 

  • Reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisa de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico e as realizadas nos campos gerais e especiais da Geografia que se fizerem necessárias; 

  • Delimitação e caracterização de regiões e sub-regiões geográficas, naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização socioespacial; 

  • Equacionamento e solução, em escala nacional, regional e local atinentes aos recursos naturais; 

  • Interpretação das condições hidrográficas das bacias fluviais; 

  • Elaboração de zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional; 

  • Pesquisa de mercado e intercâmbio comercial em escalas regional e inter-regional; 

  • Caracterização ecológica e etnológica da paisagem geográfica e problemas conexos; 

  • Elaboração de política de povoamento, migração interna, imigração e colonização de regiões novas ou de revalorização de regiões de velho povoamento; 

  • Estudo físico-cultural dos setores geoeconômicos destinados ao planejamento da produção; 

  • Estruturação e reestruturação dos sistemas de circulação; 

  • Estudo e planejamento de bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais; 

  • Aproveitamento, desenvolvimento e preservação de recursos naturais; 

  • Levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais; 

  • Contribuir com estudos para a divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios. 

Pela Legislação em vigor, os bacharéis em Geografia estão incluídos no sistema do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA-CREA).