Geografia

publicado 08/10/2020 16h17, última modificação 08/10/2020 16h17

Os cursos de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) da Universidade Federal do Oeste da Bahia nasceram junto à criação do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável (ICADS/UFBA) enquanto campus avançado da Universidade Federal da Bahia, atendendo a política de expansão universitária. O referido curso foi criado em 2006, no Campus Reitor Edgard Santos na cidade de Barreiras, BA. O curso foi autorizado pelo Decreto nº 5.773 de 09 de maio de 2006 em duas modalidades bacharelado e licenciatura em um único curso.

Com o projeto de lei que criou a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), sancionado no dia 05 de junho de 2013, pela presidenta Dilma Rousseff (Lei nº. 12.825), foi criado o Centro das Humanidades, onde foram lotados os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia. Deste momento em diante os cursos passaram a oferecer 20 vagas na modalidade de Bacharelado e 20 vagas na modalidade de Licenciatura por meio do SISU/MEC – Sistema de Seleção Unificada, Ministério da Educação.

Atualmente os cursos se encontram em fase de constante consolidação e permanente busca em estruturação do seu quadro de docentes e discentes a partir da melhoria dos laboratórios existentes. Com isso, há constantemente a busca de estratégicas para reduzir a evasão, inclusive com o empenho de criar pós-graduações para garantir a formação continuada dos egressos. Há também o empenho do corpo docente em oferecer projetos pelo PIBIC, pelo PIBID e projetos de Extensão tanto para melhor a formação inicial quanto para minimizar a evasão do curso.

BACHARELADO

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Data de Início de Funcionamento: 18/10/2006

Carga horária: 2.525 horas

Periodicidade: 8 Semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 6 anos

Vagas: 20

E-mail: bacgeo@ufob.edu.br

Centro vinculado: Centro das Humanidades

E-mail do Centro: censino.cehu@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

De maneira geral, o Bacharel em Geografia deverá estar capacitado para o exercício da pesquisa, princípio básico de sua formação. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado em Geografia (BRASIL, 2002; 2010), definem dois eixos que se constituem o perfil do formando, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, que são o de tornar-se apto a compreender os elementos e os processos concernentes ao meio natural e ao meio construído, e o de dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Nesse contexto, entende-se que as competências e habilidades do Bacharel em Geografia conforme Parecer CNE/CES nº. 492/2001, aprovado em 03/04/2001, compreende: identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento; articular elementos empíricos e conceituais, concernentes ao conhecimento científico dos processos espaciais; reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação dos fatos, fenômenos e eventos geográficos; planejar e realizar atividades de campo referentes à investigação geográfica; dominar técnicas laboratoriais concernentes a produção e aplicação do conhecimento geográficos; propor e elaborar projetos de pesquisa e executivos no âmbito de área de atuação da Geografia; utilizar os recursos da informática; e trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.

Ainda conforme a CNE/CES nº. 492/2001, as atribuições específicas do Bacharel em Geografia, incluem:  específicas Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais; identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço; selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto; avaliar representações ou tratamentos: gráficos e matemático-estatísticos; elaborar mapas temáticos e outras representações gráficas.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os ambientes de atuação do Geógrafo são amplos e diversificados, podendo exercer sua profissão como pesquisador em Instituições de Ensino Superior, empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica; em organizações não-governamentais, institutos de planejamento, órgãos e entidades de fiscalização e proteção ambiental; em agências reguladoras; em assessorias a movimentos sociais; em sindicatos, associações científicas e órgãos de fomento. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria. 

Além disso, a formação deve garantir a capacitação para o exercício da profissão de Geógrafo, de acordo com a regulamentação conferida pelo decreto nº 85.138 de 15/9/1980 e Lei Federal nº 6.664 de 26/6/1979, que estabelecem para os geógrafos as seguintes atividades e atribuições: 

  • Reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisa de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico e as realizadas nos campos gerais e especiais da Geografia que se fizerem necessárias; 

  • Delimitação e caracterização de regiões e sub-regiões geográficas, naturais e zonas geoeconômicas, para fins de planejamento e organização socioespacial; 

  • Equacionamento e solução, em escala nacional, regional e local atinentes aos recursos naturais; 

  • Interpretação das condições hidrográficas das bacias fluviais; 

  • Elaboração de zoneamento geo-humano, com vistas aos planejamentos geral e regional; 

  • Pesquisa de mercado e intercâmbio comercial em escalas regional e inter-regional; 

  • Caracterização ecológica e etnológica da paisagem geográfica e problemas conexos; 

  • Elaboração de política de povoamento, migração interna, imigração e colonização de regiões novas ou de revalorização de regiões de velho povoamento; 

  • Estudo físico-cultural dos setores geoeconômicos destinados ao planejamento da produção; 

  • Estruturação e reestruturação dos sistemas de circulação; 

  • Estudo e planejamento de bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais; 

  • Aproveitamento, desenvolvimento e preservação de recursos naturais; 

  • Levantamento e mapeamento destinados à solução dos problemas regionais; 

  • Contribuir com estudos para a divisão administrativa da União, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios. 

Pela Legislação em vigor, os bacharéis em Geografia estão incluídos no sistema do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA-CREA).

LICENCIATURA

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Integral

Data de Início de Funcionamento: 18/10/2006

Carga horária: 3.300horas

Periodicidade: 8 semestres

Integralização mínima: 4 anos

Integralização máxima: 6 anos

Vagas: 20

E-mail: licgeo@ufob.edu.br

Centro vinculado: Centro das Humanidades

E-mail do Centro: censino.cehu@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

O profissional egresso dos Cursos de Licenciatura da UFOB apresenta conhecimentos acadêmico-profissionais para: 

  • A formação do pensamento complexo-reflexivo e estimular a proatividade e autonomia no desenvolvimento da investigação teórica, técnico-científica e didático-pedagógica em Geografia;

  • Capacidade de ministrar aulas e elaboração de materiais didáticos sobre o conhecimento geográfico, em espaços formativos, nas diversas modalidades de ensino básico;

  • Habilidades e competências em práticas pedagógicas que auxiliam a docência nos diversos temas de interesse geográfico;

  • A gestão de instituições e processos educacionais, o exercício de consultorias e assessorias pedagógicas em órgãos públicos do poder executivo e da iniciativa privada.

  • O entendimento da complexidade dos fenômenos geográficos e a interface da sociedade e natureza;

  • Postura política, reflexiva e ética das questões educacionais nos âmbitos federal, estaduais e municipais.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O Licenciado, como profissional do magistério da Educação Básica, poderá atuar como:

  • Professor da área de Geografia do Ensino Fundamental e Ensino Médio;

  • Gestor de instituições educacionais de Ensino Fundamental e Ensino Médio;

  • Coordenador do trabalho pedagógico na sua área de formação em instituições de ensino fundamental e médio;

  • Gestor, coordenador pedagógico e professor em organizações que promovam educação não formal no âmbito da formação específica do licenciado;

  • Coordenador pedagógico e professor em empresas públicas e privadas de demandem da atuação de um profissional da educação com formação específica da sua área;

  • Assessor e consultor na elaboração de projetos pedagógicos na área de Geografia.