Licenciatura em Física
IDENTIFICAÇÃO
Turno: Diurno
Data de Início de Funcionamento: 02/03/2009
Carga horária: 3.200 horas
Periodicidade: 8 semestres
Integralização mínima: 3 anos
Integralização máxima: 5 anos
Vagas Autorizadas: 20
Centro vinculado: Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias
E-mail do Centro: ccet@ufob.edu.br
DOCUMENTOS
CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO
O licenciado em Física pode atuar no magistério da educação básica exercendo atividades de docência e demais atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, em conformidade com o Parecer CNE/CES nº. 1304/2001 e a Resolução CNE/CP nº.2, de 1º de julho de 2015.
O perfil de um professor de Física é construído na medida em que os licenciados:
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Desenvolvam competências cognitivas que viabilizem as relações dos sujeitos envolvidos no processo educacional, bem como dos aspectos emocionais e afetivos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem;
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Adotem estratégias de ensino diversificadas e contextualizadas em prol de um conhecimento significativo que privilegie o raciocínio lógico e o método experimental;
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Saibam fazer leituras do conhecimento científico e estabeleçam diálogo permanente com as outras áreas do conhecimento, facilitando a interdisciplinaridade;
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Atualizem seus estudos para acompanhar as transformações do conhecimento humano, seja no campo educacional geral e específico, seja no campo do conhecimento científico-tecnológico, bem como da vida humana em geral;
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Estimulem nos seus futuros estudantes a autonomia intelectual, valorizando a expressão de suas ideias;
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Pautem-se em princípios da ética democrática: dignidade humana, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade, atuando como profissionais e como cidadãos;
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Reconheçam e respeitem a diversidade dos seus estudantes, em seus aspectos físicos, sociais, culturais, de gênero e de crença;
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Zelem pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho escolar sob sua responsabilidade.
A formação do professor de Física deve pautar-se no desenvolvimento de competências e habilidades que contemplem as atribuições definidas acima. Assim, para o curso de Licenciatura em Física da UFOB, são essenciais as seguintes competências:
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Dominar, descrever e explicar fenômenos naturais, princípios, leis fundamentais e as teorias que compõem as áreas da Física, através da solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos;
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Realizar o processo de transposição didática da linguagem científica para o conhecimento escolar;
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Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas pertinentes ao ensino de Física, fazendo uso de metodologias e estratégias apropriadas;
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Manter sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica atualizada;
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Manter uma ética de atuação profissional que inclua a responsabilidade social e a compreensão crítica da ciência como processo cultural e histórico.
O desenvolvimento das competências apontadas acima está associado à aquisição das seguintes habilidades:
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Utilizar a Matemática como linguagem para a expressão das leis que governam os fenômenos naturais;
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Elaborar argumentos lógicos baseados em princípios e leis fundamentais para expressar ideias e conceitos físicos;
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Elaborar planejamentos para proposições didáticas, contemplando, por exemplo, materiais didáticos, atividades experimentais, textos, entre outros;
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Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos e na divulgação de seus resultados;
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Resolver problemas experimentais, do seu reconhecimento até a análise de resultados e formulação de conclusões;
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Utilizar recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): aplicativos educacionais, linguagem de programação científica e uso de diferentes mídias digitais;
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Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes e as estratégias adequadas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais.
O licenciando em Física deve ter algumas vivências, que tornem o processo de sua educação mais integrado, como:
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Realização de atividades experimentais;
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Realização de pesquisa bibliográfica, identificando e localizando fontes relevantes;
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Leitura, reflexão e discussão de textos de divulgação científica;
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Elaboração de textos didáticos, artigos, comunicações técnicas e roteiros de estudo, com o objetivo de sistematizar os conhecimentos em um dado assunto;
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Pesquisa de campo sobre educação;
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Realização de atividades em outros campos do saber que possibilitem ações de natureza interdisciplinar e transdisciplinar;
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Transposição didática de conteúdos de Física para o ensino médio.