Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades

Campus Reitor Edgar Santos

 

IDENTIFICAÇÃO

Turno: Noturno

Início de Funcionamento: 2015.1

Carga horária: 2.405 horas

Periodicidade: 7 Semestres

Integralização mínima: 3,5 anos

Integralização máxima: 3,5 anos

Vagas Autorizadas: 80

Centro vinculado: Centro das Humanidades

E-mail do Centro: censino.cehu@ufob.edu.br

 

DOCUMENTOS

Fluxograma

Projeto Pedagógico do Curso

 

CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO

Foram identificadas tanto competências gerais proporcionadas pela educação superior quanto competências específicas relacionadas à ocupação do egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades.

São competências gerais do Bacharel Interdisciplinar em Humanidades:

  • Capacidade de abstração, análise e síntese combinando distintos campos do conhecimento, em geral, e das Humanidades, em particular;

  • Capacidade de transição entre teoria e prática;

  • Capacidade para organizar e planejar o uso do tempo;

  • Capacidade de comunicação oral e escrita;

  • Habilidades no uso das tecnologias da informação e da comunicação;

  • Capacidade de autoaprendizado e de formação permanente;

  • Habilidades para buscar, processar e analisar informação procedente de fontes diversas;

  • Capacidade de crítica e autocrítica, bem como de trabalhar de forma autônoma;

  • Capacidade para atuar e se posicionar em situações distintas do seu quotidiano;

  • Capacidade criativa e de tomada de decisões;

  • Capacidade e habilidades para o trabalho em equipe e em redes;

  • Compromisso com a preservação do meio ambiente, com a ética e a democracia;

  • Valorização e respeito da diversidade e da multiculturalidade e da interculturalidade;

  • Habilidade para atuar em contextos internacionais.

E ainda, especificamente:

  • Capacidade reflexiva a partir das fronteiras e interfaces de diferentes disciplinas dos saberes;

  • Capacidade de investigação sobre questões da humanidade contemporaneidade, as sociedades, as culturas, as subjetividades, o desenvolvimento, entre outros aspectos;

  • Capacidade de intervenção em processos sociais, econômicos, políticos e culturais a partir de problematizações motivadas por uma postura crítica e aberta a novas experiências do meio em que se insere;

  • Capacidade para identificar e resolver problemas relativos à sua área de atuação em humanidades;

  • Capacidade de empreender, planejar e gerir estrategicamente projetos acadêmicos e sociais;

  • Capacidade de produzir saberes a partir do diálogo entre paradigmas de conhecimento, desconstruindo hierarquias que tendem a desqualificar saberes não ocidentais;

  • Capacidade de discussão, expressão de opiniões, avaliações e análises sobre tendências em relação a questões das sociedades, das culturas, do desenvolvimento, entre outras;

  • Valores e compromissos éticos: responsabilidade social; valorização respeito às diversidades regional, étnico-racial, de gênero e sexualidade, religiosas, dentre outras; compromisso com a ampliação da cidadania; (preservação) com o meio ambiente, e com a busca de uma equidade de direitos;

  • Possibilidade de optar pela continuação da formação profissional em cursos de graduação e pós-graduação.