Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
IDENTIFICAÇÃO
Turno: Noturno
Início de Funcionamento: 2015.1
Carga horária: 2.405 horas
Periodicidade: 7 Semestres
Integralização mínima: 3,5 anos
Integralização máxima: 3,5 anos
Vagas Autorizadas: 80
Centro vinculado: Centro das Humanidades
E-mail do Centro: censino.cehu@ufob.edu.br
DOCUMENTOS
CARACTERIZAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO EGRESSO
Foram identificadas tanto competências gerais proporcionadas pela educação superior quanto competências específicas relacionadas à ocupação do egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades.
São competências gerais do Bacharel Interdisciplinar em Humanidades:
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Capacidade de abstração, análise e síntese combinando distintos campos do conhecimento, em geral, e das Humanidades, em particular;
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Capacidade de transição entre teoria e prática;
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Capacidade para organizar e planejar o uso do tempo;
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Capacidade de comunicação oral e escrita;
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Habilidades no uso das tecnologias da informação e da comunicação;
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Capacidade de autoaprendizado e de formação permanente;
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Habilidades para buscar, processar e analisar informação procedente de fontes diversas;
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Capacidade de crítica e autocrítica, bem como de trabalhar de forma autônoma;
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Capacidade para atuar e se posicionar em situações distintas do seu quotidiano;
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Capacidade criativa e de tomada de decisões;
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Capacidade e habilidades para o trabalho em equipe e em redes;
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Compromisso com a preservação do meio ambiente, com a ética e a democracia;
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Valorização e respeito da diversidade e da multiculturalidade e da interculturalidade;
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Habilidade para atuar em contextos internacionais.
E ainda, especificamente:
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Capacidade reflexiva a partir das fronteiras e interfaces de diferentes disciplinas dos saberes;
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Capacidade de investigação sobre questões da humanidade contemporaneidade, as sociedades, as culturas, as subjetividades, o desenvolvimento, entre outros aspectos;
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Capacidade de intervenção em processos sociais, econômicos, políticos e culturais a partir de problematizações motivadas por uma postura crítica e aberta a novas experiências do meio em que se insere;
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Capacidade para identificar e resolver problemas relativos à sua área de atuação em humanidades;
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Capacidade de empreender, planejar e gerir estrategicamente projetos acadêmicos e sociais;
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Capacidade de produzir saberes a partir do diálogo entre paradigmas de conhecimento, desconstruindo hierarquias que tendem a desqualificar saberes não ocidentais;
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Capacidade de discussão, expressão de opiniões, avaliações e análises sobre tendências em relação a questões das sociedades, das culturas, do desenvolvimento, entre outras;
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Valores e compromissos éticos: responsabilidade social; valorização respeito às diversidades regional, étnico-racial, de gênero e sexualidade, religiosas, dentre outras; compromisso com a ampliação da cidadania; (preservação) com o meio ambiente, e com a busca de uma equidade de direitos;
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Possibilidade de optar pela continuação da formação profissional em cursos de graduação e pós-graduação.