Geral

Demarcando Telas

publicado: 02/12/2025 14h45, última modificação: 02/12/2025 14h45
Inscrições até 05/12/2025
evento+presencial.png

 

Inscreva-se

O evento de extensão universitária intitulado Demarcando Telas tem como objetivo promover a visibilidade e o reconhecimento do cinema indígena e do cinema negro, através da exibição e discussão de filmes de ficção, documentários e outras linguagens audiovisuais produzidos por cineastas indígenas e de comunidades tradicionais. A ação extensionista consiste em atividade vinculada ao Programa de Educação Tutorial (PET) Encontro de Saberes na UFOB. Além disso, o evento contempla produções que abordam temas relativos aos direitos humanos e à luta pelo direito ao território ancestral. As exibições poderão ocorrer em territórios indígenas e em auditórios da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). A atividade visa proporcionar aos estudantes, à comunidade universitária e à comunidade externa a oportunidade de debater e aprofundar temáticas relacionadas à cultura indígena e à luta pela regularização fundiária dos territórios ancestrais, utilizando as produções audiovisuais como ferramenta de reflexão e aprendizado. A relevância da ação extensionista se encontra na promoção de um repertório cultural e político mais amplo, fortalecendo a compreensão e o respeito pelas questões dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, ao mesmo tempo que contribui para o fortalecimento da identidade étnica e das vozes dessas comunidades no cenário cinematográfico. A atividade tem o escopo de preparar os estudantes para a atuação profissional pautada pelos direitos humanos, pela cidadania e pela função social da educação superior. Ao utilizar uma abordagem  interdisciplinar e decolonial, o evento busca fortalecer a relação entre universidade e sociedade por meio das ações de extensão e, a partir disso, criar um espaço de aprendizado a respeito da assessoria jurídica popular que fortaleça a autonomia dos povos indígenas e comunidades tradicionais, garantindo a defesa de direitos humanos e a valorização de saberes ancestrais.

 

Programação

Públicos alvo

Interno

O projeto é voltado, inicialmente, para os estudantes do grupo PET Encontro de Saberes na UFOB, bem como estudantes matriculados nos componentes curriculares Prática Jurídica Civil I, Prática Jurídica Civil II, Direito das Coisas e Política e Direito Indigenista. Em sentido amplo, as ações extensionistas buscam envolver todos os estudantes do curso de Direito, sobretudo aqueles que cursam componentes relacionados ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), além dos estudantes de outros cursos de graduação da UFOB no sentido de fomentar uma atuação interdisciplinar. Estima-se a participação dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS), assim como de outros programas de pós-graduação da UFOB. Ademais, o projeto visa a participação de docentes, técnicos administrativos em educação e toda a comunidade universitária do Centro das Humanidades, Centro Multidisciplinar de Barra e demais unidades acadêmicas da UFOB que também integram o público-alvo da proposta.

Externo

As ações de extensão serão feitas com e para as comunidades indígenas e tradicionais em Barreiras. Também fazem parte do público-alvo os profissionais do sistema de justiça, do executivo e do legislativo, incentivando o diálogo sobre direitos humanos. Igualmente, são públicos externos, as organizações não governamentais, movimentos sociais, estudantes, professores e gestores de escolas públicas, estudantes e professores de cursos de graduação e pós-graduação de outras instituições de ensino superior.