Sobre o I SUEPPD

 

I SIMPÓSIO UNIVERSIDADE, ESCOLA PÚBLICA E PROFISSÃO DOCENTE

Esse evento reúne pesquisadores, docentes, estudantes de licenciatura e de pós-graduação, bem como e, sobretudo, profissionais da rede pública de Educação Básica para discussões e socialização de experiências e resultados de pesquisa em ensino por meio de palestras e oficinas, que são conteúdos de formação inicial e continuada.
O propósito é refletir e analisar temáticas relevantes e necessárias à formação e atuação docente, valorizando o tempo-espaço da Universidade-e-escola como ambientes de pertencimento e de constituição da identidade docente, visando a qualificação de processos de profissionalização no âmbito do magistério da Educação Básica.

Neste primeiro simpósio, o PPGE da UFOB tem a intenção de institucionalizar o evento com periodicidade anual, objetivando estimular a formação e a produção intelectual entre licenciandos, estudantes de pós-graduação e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, além de ser apoio para os egressos divulgarem suas pesquisas, manterem-se inseridos em dinâmicas de atualização profissional e, ao mesmo tempo, contribuírem para o aperfeiçoamento dos processos formativos do PPGE materializados nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Nesta edição o Simpósio Universidade, Escola Pública e Profissão Docente será realizado em parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFOB), trabalhando temáticas com foco na escola púbica e na profissão docente, quais sejam: “O direito à educação e a função social da escola pública”; “A organização curricular da escola de tempo integral”; “O compromisso social e valorização dos profissionais da educação”; “A gestão democrática do ensino público”; as “Práticas sociais e cidadania” e “Respeito e valorização das diversidades étnicas e raciais e de gênero.

O evento privilegia o reconhecimento e a valorização da escola pública e do trabalho de seus profissionais, na compreensão de que não se faz formação inicial sem a escola, e não se produz contextos de formação continuada na escola se não reconhecermos as experiências docentes e estudantis como conteúdo de aprendizagem profissional.

O reconhecimento das experiências na e da educação escolar como ponto de referência nessa configuração de articular formação inicial e continuada pelo encontro de seus sujeitos, potencializa as condições de contextualização teórico-metodológica com poder de criar a necessidade do docente de estar envolvido em permanentes processos de apropriação de conhecimentos sistemáticos e das vivências profissionais em torno de questões que orientam a organização do trabalho pedagógico da escola.

A expectativa é que essa primeira edição do evento contribua para que seus participantes se envolvam na reflexão e análise de situações que envolvam a profissão docente a partir da valorização da escola como espaço público de trabalho, formação inicial e continuada, instituinte de possibilidades de inovação pedagógica.

A conquista que um encontro entre diferentes profissionais e estudantes que vivem realidades diferentes entre diferentes municípios dos estados da Bahia, Goiás, Tocantis e outros possam produzir um sentimento de engajamento nas ações de produção e disseminação científica em torno dos processos escolares e da profissão docente, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos das realidades onde atuam, vislumbrando possiblidades de melhoria da qualidade social do trabalho da escola e da qualidade da produção acadêmica no âmbito da formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.

A troca de experiências e essa tomada de consciência pode contribuir para a permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura com protagonismo de inserção acadêmico-científica na realidade educacional regional na área de educação/ensino, fortalecimento da relação Universidade-escola, fortalecendo as ações do PIBID, por exemplo. Experiências que sejam tomadas como campo de estudos e pesquisas.

Ademais, é de nosso conhecimento que o estabelecimento de diálogos entre estudantes e docentes das licenciaturas e da pós-graduação com docentes da Educação Básica demanda das Universidades a edição de políticas institucionais de apoio e fomento às ações voltadas de articulação entre Universidade e escola pública como compromisso social e de responsabilidade ética para com a profissão docente.