Reconhecendo saberes e aplicando à sala de aula: A universidade como tradutora dos conhecimentos científicos intrínsecos aos alunos quilombolas

Resumo:

A educação escolar quilombola ainda carece de uma série de mudanças para atender aos estudantes em suas necessidades de desenvolvimento do senso crítico. Dentre as diversas questões que envolvem essa modalidade, encontra-se o material didático que não atende às necessidades apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais para a Educação Escolar Quilombola. Levando em consideração o papel das Universidades Públicas de promover projetos de extensão frente à sociedade, este trabalho propõe a produção de uma cartilha com conteúdo interdisciplinar, abrangendo as questões ambientais, culturais, de propriedade intelectual, saúde e incentivo à cultura científica. Assim, através desse material, o estudante poderá se inserir nos assuntos mais em voga atualmente e se preparar melhor para os próximos níveis educacionais, além de lhe ajudar a compreender melhor o meio onde vive, promovendo a aproximação da sociedade com a Universidade. De acordo com Alves-Brito (2021, p. 70), “as competências básicas focadas em desenvolver senso crítico e questionador nos estudantes quilombolas, capazes de levá-los a refletir sobre suas próprias demandas técnicas, científicas e de movimentação (cosmo) política no mundo, são cruciais”. Pelo exposto, percebe-se como necessária a experiência dos estudantes com as diversas dinâmicas, tanto internas quanto externas, dos quilombos. Em consonância, é necessário desenvolver uma consciência de valorização, estímulo e incentivo à produção localdas comunidades quilombolas, que pode se dar através da promoção e reconhecimento do que existe, ou do melhoramento destes produtos ou, ainda, de novas criações intelectuais. Ao fortalecer essa produção, promovemos a preservação da cultura e dos saberes tradicionais dessas comunidades. Com isso, introduzimos a consciência da proteção intelectual desde cedo nas escolas, para que as novas gerações possam desenvolver habilidades criativas e empreendedoras, valorizando suas próprias ideias e contribuindo para o crescimento sustentável dessas comunidades.

Professor Responsável: DENIZAR RODRIGO BARBOSA

Estudantes Protagonistas: GABRIELA SOUZA DA CRUZ, LORRAINY GUEDES SILVA, NIVALDO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR, ELLEN VITORIA PRADO RODRIGUES, HERBERTON DE LIMA DAMACENO PEREIRA, MURILO NERI DO SACRAMENTO SANTOS, FABRICIO NASCIMENTO REIS

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 4- Educação de Qualidade, 7- Energia Limpa e Acessível, 10- Redução das Desigualdades, 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13- Ação Contra a Mudança Global do Clima e 17- Parcerias e Meios de Implementação

Público Alvo Externo: Docentes e alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Araçá/Cariacá.

Público Alvo Interno: Estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica

Período de Realização: 26/10/2023 a 30/11/2024