FAQ da Política para Armazenamento de Dados da UFOB
1. Como ter acesso à Resolução?
A Resolução da Política para Armazenamento de Dados está disponível no link https://ufob.edu.br/a-ufob/instrumentos-normativos/resolucoes/2022/cgag/resolucao-cgag-012-2022-institui-a-politica-para-armazenamento-de-dados-no-ambito-da-ufob.pdf.
2. Quais são as cotas de armazenamento?
- Para o servidor de armazenamento de arquivos local (Moe):
I - Comissões ou Comitês permanentes terão suas pastas e/ou arquivos limitados a 10 (dez) GB; e
II - Pró-reitorias, Centros, Superintendências, Secretarias e Diretorias terão suas pastas e/ou arquivos limitados a 100 (cem) GB.
- Para as contas do Google:
I - contas institucionais de Pró-reitorias, Centros, Superintendências, Secretarias e Diretorias limitadas a 50 (cinquenta) GB;
II - demais contas institucionais (coordenadorias, núcleos, disciplinas, projetos, eventos etc.) limitadas a 5 (cinco) GB;
III - contas de servidores e funcionários terceirizados limitadas a 15 (quinze) GB; e
IV - contas de estudantes limitadas a 5 (cinco) GB;
- O espaço de armazenamento em servidor na nuvem da Microsoft será limitado a 1 (um) TB por conta para todos os usuários.
3. Como vejo o espaço utilizado na minha conta do Google?
O espaço de armazenamento ocupado no Google é composto por Drive + Gmail + Fotos + Drives Compartilhados que seja proprietário.
Acesse sua conta do Google Drive e, no menu à sua esquerda, clique em Armazenamento. Você poderá verificar o espaço utilizado no seu Drive, Gmail e Fotos do Google. Nessa tela também serão exibidos os arquivos que mais ocupam espaço em sua conta.
Para verificar o espaço utilizado por suas pastas compartilhadas do Google Drive, na barra superior, clique em Drives compartilhados e em seguida clique sobre a pasta da qual é proprietário. Por fim, na barra superior da tela, clique no botão Ver detalhes.
4. Estou acima da cota. O que vai acontecer com a minha conta?
Não será possível modificar ou incluir novos arquivos no Drive. Porém, seu e-mail continuará funcionando.
5. Para onde eu posso migrar meus arquivos?
O espaço de armazenamento na nuvem da Microsoft permite o uso de até 1TB de dados. Dessa forma, recomendamos que faça o download dos seus arquivos do Google Drive e faça o upload para o OneDrive.
6. Quando começam as notificações de infrações e qual é o prazo para adequação das contas?
As notificações para os usuários com armazenamento superior às cotas estabelecidas serão enviadas a partir de 17 de abril. Os usuários terão o prazo máximo de 30 (trinta) dias para realizar as adequações necessárias, a contar a partir da data de envio das notificações.
7. Como serão feitas as notificações de infração?
- Notificação por e-mail, enviada ao usuário, com cópia para a chefia imediata, caso seja servidor ou funcionário terceirizado, ou com cópia para o coordenador do curso, caso o usuário seja estudante, contendo a infração cometida;
- Notificação ao chefe imediato ou ao coordenador do curso, enviada através de memorando eletrônico, contendo a infração cometida; e
- Bloqueio do acesso ao Google Drive, com envio de notificação ao usuário e sua chefia imediata ou coordenador de curso, informando sobre o bloqueio.
8. O que acontecerá caso meu espaço de armazenamento não seja ajustado após receber a notificação?
Caso o armazenamento da sua conta não esteja conforme os limites das cotas em até 30 (trinta) dias após a data de envio da notificação, o acesso ao Google Drive será bloqueado.
9. Meu acesso ao Google Drive foi bloqueado. Como posso solicitar o desbloqueio para adequação?
O restabelecimento do acesso, ora suspenso, será realizado a partir da abertura de chamado, pela chefia imediata ou coordenador do curso. Após o desbloqueio, o usuário possui um prazo de 7 (sete) dias para resolução da infração sob pena de novo bloqueio ao término do prazo estabelecido.