Geral
Os desafios da Inteligência Artificial no Serviço Público
A Inteligência Artificial (IA) generativa já faz parte do cotidiano dos brasileiros, diante dessa revolução, é fundamental que todos compreendam e adotem a IA de forma responsável, ética e estratégica.
No setor público, as ferramentas de IA podem acelerar a modernização de processos, como a análise de contratos, a triagem de chamados de atendimento, a automação de relatórios e a produção de materiais de comunicação, por exemplo.
No entanto, sua adoção precisa ser ainda mais criteriosa neste ambiente, de forma transparente, respeitando à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais(LGPD), o princípio da imparcialidade nas decisões e alinhada às normas de governança digital.
Nesse contexto, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) estabelece, entre seus eixos fundamentais, a promoção da difusão, formação e capacitação em IA.
Em sintonia com esse propósito, o Governo Federal lançou dois materiais de apoio:
l a Cartilha "IA Generativa no Serviço Público", um guia prático para apoiar o uso seguro e ético dessas tecnologias por servidores de todas as esferas; e
l o Guia prático de prompt e pesquisa com IA para servidores públicos, com o objetivo de auxiliar na criação de instruções (prompts) claras e objetivas que otimizem as atividades diárias, em especial, das pessoas servidoras públicas.
Para quem deseja se aprofundar ainda mais, a Escola Virtual do Governo oferece cursos online e gratuitos sobre diversos temas. Alguns dos cursos disponíveis sobre IA:
