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Os desafios da Inteligência Artificial no Serviço Público

publicado: 17/10/2025 08h50, última modificação: 21/10/2025 15h25
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A Inteligência Artificial (IA) generativa já faz parte do cotidiano dos brasileiros, diante dessa revolução, é fundamental que todos compreendam e adotem a IA de forma responsável, ética e estratégica.

No setor público, as ferramentas de IA podem acelerar a modernização de processos, como a análise de contratos, a triagem de chamados de atendimento, a automação de relatórios e a produção de materiais de comunicação, por exemplo. 

No entanto, sua adoção precisa ser ainda mais criteriosa neste ambiente, de forma transparente, respeitando à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais(LGPD), o princípio da imparcialidade nas decisões e alinhada às normas de governança digital.

Nesse contexto, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) estabelece, entre seus eixos fundamentais, a promoção da difusão, formação e capacitação em IA.

Em sintonia com esse propósito, o Governo Federal lançou dois materiais de apoio:

l  a Cartilha "IA Generativa no Serviço Público", um guia prático para apoiar o uso seguro e ético dessas tecnologias por servidores de todas as esferas; e

l   o Guia prático de prompt e pesquisa com IA para servidores públicos, com o objetivo de auxiliar na criação de instruções (prompts) claras e objetivas que otimizem as atividades diárias, em especial, das pessoas servidoras públicas. 

Para quem deseja se aprofundar ainda mais, a  Escola Virtual do Governo oferece cursos online e gratuitos sobre diversos temas. Alguns dos cursos disponíveis sobre IA:

1. FluêncIA Educadores     

2. FluêncIA Estudantes

3. IA - Aplicações no Governo Federal