Glossário

 


Açõessão atos planejados e necessários para realizar os objetivos específicos do PDI.

Arquitetura de processos: define como os serviços ou produtos são construídos e entregues. Dessa forma, modelos de arquitetura de processos, quando decompostos em maior nível de detalhe, definem as atividades que a instituição é capaz de realizar.

Atores ou participantes: são os que participam da execução dos serviços ou processos de trabalho; podem ser os usuários, servidores, parceiros ou fornecedores. (BPM CBOK, 2019).

Business Process Management (BPM): O BPM integra estratégias e objetivos da instituição às necessidades dos usuários (BPM CBOK, 2019).

Diretrizes: são as orientações estratégicas que norteiam as diversas ações a serem realizadas na instituição, de acordo com um plano pré-estabelecido.

Gestão Estratégica: processo de gerenciamento superior, direcionado para a implementação da estratégia, que busca obter a melhor relação entre as estruturas, recursos de toda ordem e processos de trabalho, interatuantes e harmônicos entre si, operados a partir de um processo decisório estratégico, com o propósito de conduzir, monitorar e avaliar a execução de projetos, programas, atividades, ou ações, de uma instituição, visando a obtenção de eficiência, eficácia e efetividade na produção dos resultados desejados. O planejamento estratégico é o principal instrumento da gestão estratégica.

Governança Pública: conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em práticas para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interessa da sociedade.

Objetivos específicos: são objetivos vinculados a cada um dos temas do PDI que, no seu conjunto, tenham o propósito de alcançar os objetivos estratégicos da Universidade.

Objetivos estratégicos: são objetivos de longo prazo que, no seu conjunto, tenham o propósito de realizar a missão institucional.

Planejamento Estratégico: processo sistêmico de estabelecimento da estratégia para, a partir de uma condição presente e do entendimento do que é a organização e qual o seu papel, e considerando a análise do contexto, alcançar uma situação futura desejada, buscando sempre maior efetividade dos resultados e eficiência da gestão dos recursos.

Plano Estratégico Institucional: produto do planejamento estratégico, que documenta, no mínimo, a cadeia de valor, a missão, a visão, os valores, os objetivos, os indicadores, as metas e os projetos estratégicos.

Processos de suporte: são os que permeiam toda a organização e visam de modo integrado, suportar operacional- mente as atividades e as demandas de recursos chaves necessários, pois são projetados para apoiar os processos finalísticos, não geram valor diretamente aos usuários, mas podem ser críticos e estratégicos, pois influenciam diretamente na capacidade de uma organização em executar efetivamente os processos finalísticos (BPM CBOK, 2019).

Processos finalísticos: são atividades essenciais de uma organização para o cumprimento de seu propósito, responsáveis pela geração e entrega valor diretamente aos usuários (BPM CBOK, 2019).

Processos gerenciais: são os que buscam promover uma visão corporativa em toda organização e a implementação de estratégias globais, permitindo que todos os processos da organização tenham um direcionador em comum e permeiam toda a estrutura hierárquica dos processos finalísticos e de supor- te, por meio das diretrizes, políticas, métodos, normas, modelos de medição, monitoramento, controle e avaliação, que não geram valor diretamente aos usuários, mas são necessários para garantir que a organização opere de maneira eficaz e eficiente (BPM CBOK, 2019).

Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI): é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteará as práticas acadêmicas da IES, tendo em vista sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos. (Fonte: MEC)

Responsáveis pelo processo: são aqueles responsáveis por garantir seus fluxos e recursos adequados, avaliar e aperfeiçoar.

Usuários: são aqueles cujas necessidades os processos devem estar aptos a atender. Os usuários são representados pela pessoa física ou jurídica que se beneficia ou utiliza, efetiva ou potencialmente, de serviço público. (Lei nº 13.460/2017).

Valor público: produtos e resultados gerados, preservados ou entregues pelas atividades de uma organização que representem respostas efetivas e úteis às necessidades ou às demandas de interesse público e modifiquem aspectos do conjunto da sociedade ou de alguns grupos específicos reconhecidos como destinatários legítimos de bens e serviços públicos (Decreto nº 9.203/2017).