Geral
UFOB cria núcleo para fortalecer ações afirmativas e políticas antirracistas
Com o objetivo de proporcionar instrumentos para a reflexão crítica, produção de conhecimento e articulação de ações permanentes voltadas às relações étnico-raciais, a UFOB criou o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROAE).
O Núcleo será responsável por articular iniciativas de ensino, pesquisa, extensão e gestão em todos os campi da Universidade, consolidando uma política institucional antirracista e fortalecendo as ações afirmativas já desenvolvidas.
A iniciativa está alinhada a marcos legais da educação nacional, como as Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, às Diretrizes Curriculares Nacionais específicas e às diretrizes institucionais voltadas à promoção da equidade e da justiça social.
A gestão do Núcleo ficará a cargo da professora Etna Kaliane Pereira da Silva, docente da UFOB e pesquisadora em Saúde Coletiva. Com uma trajetória marcada pela pesquisa, pelo ensino e pela extensão, a docente reúne experiência e engajamento em defesa da equidade racial e da valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).
