Etapas de Desenvolvimento dos Processos Avaliativos
1. Etapa de preparação
Constituição da CPA e definição das condições materiais para a realização dos trabalhos: espaço físico, equipamento, docentes, técnicos, entre outros. Sensibilização interna na instituição.
2. Etapa de desenvolvimento
Reuniões e debates de sensibilização das partes envolvidas no processo e sistematização das ideias. Definição de grupo de trabalho. Construção dos instrumentos para coleta de dados, questionários, entrevistas, outros. Definição da metodologia de análise e interpretação dos dados.
3. Etapa de Consolidação
Elaboração de relatórios com todos os representantes dos segmentos da comunidade acadêmica, da sociedade civil organizada, comunidade e entorno. Divulgação do relatório final com a apresentação, discussão e publicação dos resultados através dá página da CPA no site institucional, reuniões, palestras, entre outros .Balanço crítico: análise crítica das estratégias utilizadas, reflexão e planejamento de ações futuras.
Dimensões avaliadas
As dimensões avaliadas seguem o que está preconizado na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, sendo:
1. A missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI);
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo ao desenvolvimento do ensino, à produção acadêmica e às atividades de extensão;
3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
4. Comunicação com a sociedade;
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios;
7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
9. Políticas de atendimento aos estudantes;
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.