Geral

Precipitação é o principal eixo da rotatividade filogenética de plantas tropicais no espaço e no tempo

publicado: 20/03/2023 19h49, última modificação: 20/03/2023 19h49
Portal - Produção Científica - Botânica.png

Em artigo liderado por pesquisadores de Zurique (Suíça), a professora Juliana Gastaldello Rando (UFOB) está entre as colaboradoras e coautoras da pesquisa publicada na Science Advances.

A pesquisa foi realizada em escala global com uma amostragem abrangente de espécies, utilizando dados genômicos, análises filogenéticas e evolutivas.

 

Resumo da pesquisa, com seus principais resultados:

Os primeiros historiadores naturais estabeleceram que ambiente e a geografia seriam os dois principais eixos que determinam a distribuição dos organismos no mundo, lançando as bases para a biogeografia ao longo dos 200 anos seguintes. Entretanto, a importância relativa destes dois eixos ainda permanecia incerta.

Neste presente trabalho, utilizando dados genômicos e informações globais da distribuição das espécies de um grupo de leguminosas com distribuição no mundo todo (c. 3500 espécies), mostramos que o gradiente de disponibilidade de água dos desertos às florestas tropicais dita a quantidade de grupos de plantas dentro dos continentes ao longo dos trópicos.

Neste artigo é demonstrado que 95% da origem das espécies de plantas ocorre dentro de um nicho de precipitação, o que mostra um profundo conservadorismo filogenético de nicho, e que os limites de rotatividade das linhagens coincidem com as isoietas de precipitação. Ou seja, a alta taxa de origem de espécies está relacionada com a pluviosidade. Revelamos assim padrões semelhantes em diferentes continentes, o que implica que a evolução e a dispersão seguem processos universais.

 

Acesse o artigo completo aqui

 

Área de pesquisa

Botânica, Biogeografia, Evolução

 

Contatos

Instagram: @ju_rando

Twitter: @ju_rando