Produção Científica

Caminhão da ciência: popularizando a ciência no Oeste Baiano

publicado: 21/09/2020 14h12, última modificação: 18/02/2022 09h42
Produção científica_Caminhão da Ciência

O Caminhão da Ciência, como ação extensionista, tem exercido papel fundamental no processo de popularização da Ciência na Região Oeste da Bahia.

Com o intuito de avaliar o papel do projeto “Caminhão da Ciência”, pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia, desenvolveram uma pesquisa junto às escolas atendidas.

A pesquisa abordou as atividades realizadas pelo projeto, procurando tecer reflexões a partir dessas ações e das respostas fornecidas por escolas atendidas pelo Projeto, no período de 2017 a 2019.

Os principais resultados da pesquisa indicam:

1)   o Caminhão da Ciência foi visto por grande parte das escolas atendidas como um espaço rico para o aprendizado de Ciências, que envolveu tanto os alunos da escola como pessoas da comunidade em geral;

2)   As escolas pesquisadas destacaram o caráter motivador e instigante dos experimentos e materiais expositivos, especialmente o planetário, que aguçaram a curiosidade da comunidade escolar.

3)   Em particular, as escolas atendidas sugeriram a ampliação das atividades do Caminhão da Ciência, como meio de popularizar a Ciência no Oeste Baiano.

Acesse o artigo completo