Anticorpos da COVID-19 grave

publicado: 19/12/2022 14h25, última modificação: 19/12/2022 14h25
Produção Científica - Portal.png

O artigo intitulado “Coagulopathy and the humoral response against viral proteins in patients at different stages of COVID-19” –  Coagulopatia e a resposta humoral contra proteínas virais em pacientes em diferentes estágios da COVID-19) – resultou de estudo realizado durante a primeira onda da COVID-19 por pesquisadores do Núcleo de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (@naive_ufob) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (NAIVE/UFOB).

Os pesquisadores avaliaram a quantidade (títulos) de anticorpos contra proteínas virais (SARS-CoV-2) em pacientes com diferentes quadros clínicos da COVID-19, desde a doença branda, sem necessidade de internação, até os quadros em que as pessoas precisaram de ventilação mecânica e vieram a falecer. Também avaliaram a quantidade de anticorpos de pacientes que se curaram da doença.

Os resultados indicaram que pacientes graves apresentavam mais anticorpos contra uma das proteínas virais, a fosfoproteína do nucleocapsídeo, proteína que protege o RNA do vírus.

Para confirmar que os altos níveis de anticorpos estavam associados à gravidade da doença, foi utilizado um marcador de gravidade da COVID-19, o D-dímero. Produto da degradação da fibrina, o D-dímero é encontrado em pacientes com quadros de trombose, situações em que o sangue coagula.

Identificou-se, após análise, que os altos níveis de anticorpos contra as proteínas virais estavam presentes, sobretudo, nos pacientes trombóticos.

*** Realizado durante a primeira onda da COVID-19, o estudo consistiu no primeiro produto da dissertação de mestrado da estudante Fernanda Pereira Monteiro , sob orientação do Professor Théo de Araújo Santos no Programa de Pós-graduação em Patologia Investigativa da UFOB (@ppgpi.ufob).

Para acessar o artigo na íntegra, clique aqui

São autores e pesquisadores do Núcleo de Estudos de Agentes Infecciosos e Vetores (NAIVE), participantes do estudo.

Fernanda Pereira Monteiro – @feernandamonteiro
Victor de Souza Tavares - @victor_tav4r3s
Rayane da Silva Oliveira Souza - @rraysouz
Larissa Paola Rodrigues Venâncio - @larivenancio_