UFOB tem 14 cursos classificados com 4 estrelas no Guia da Faculdade do Estadão

publicado: 22/10/2024 16h09, última modificação: 23/10/2024 07h24
Banner-Guia-Facauldade.png

A UFOB teve 26 cursos avaliados no Guia da Faculdade do Estadão em 2024, sendo que 14 deles alcançaram a classificação quatro estrelas (muito bom). Foram os cursos de Administração, Agronomia, Ciência e Tecnologia (Bacharelado Interdisciplinar), Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Civil, Geografia (B e L), História (L), Matemática (B e L), Publicidade e Propaganda e Química (B e L).

Outros 12 cursos da Universidade receberam três estrelas (bom), sendo eles: Direito, Engenharia de Biotecnologia, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Física (B), Geologia, Medicina, Medicina Veterinária e Nutrição.

O Guia da Faculdade é fruto de uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de São Paulo e utiliza uma metodologia conhecida como "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 20 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Em 2024, o Guia contou com mais de 11 mil coordenadores e professores do Ensino Superior que se cadastraram voluntariamente para atuar como avaliadores.

Estes docentes aplicaram notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual atuam.

Como parte da metodologia, eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso nos quesitos: qualidade do corpo docente; qualidade do projeto pedagógico e qualidade da infraestrutura.

O resultado numérico final de cada curso leva em conta ainda a média numérica que ele obteve nos dois últimos anos. Mais informações sobre a publicação podem ser encontradas no site do Estadão.