Geral
UFOB passa a disponibilizar capelos adaptados para cabelos afro nas colações de grau
As próximas solenidades de colação de grau da UFOB vão passar a disponibilizar capelos — chapéus tradicionalmente usado nessas ocasiões — adaptados para cabelos cacheados, crespos, com penteados afros como tranças, dreads, turbantes, dentre outros. A cerimônia de entrega destes novos acessórios será realizada nesta quinta (11), às 9h, no Auditório do Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD), no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, com a presença do reitor da UFOB, professor Jacques Antonio de Miranda, e da reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, instituição responsável pela doação.
Os capelos normalmente fornecidos por empresas de formatura não contemplam a diversidade de texturas e estilos de cabelos da população negra, o que leva muitos (as) estudantes a recorrerem a alisamentos ou a enfrentarem situações constrangedoras em um momento de grande significado acadêmico e simbólico. A iniciativa da UFOB, ao disponibilizar capelos adaptados, representa um marco no fortalecimento das ações afirmativas e no respeito à identidade negra, promovendo solenidades mais inclusivas, diversas e acolhedoras.
O evento é aberto ao público e contará com a presença de gestores das duas universidades.
Os capelos adaptados estão disponíveis em quatro modelos diferentes:
1. Estrutura rígida frontal e parte maleável com lenço para amarração, ideal para dreads e tranças;
2. Abertura circular no topo, para acomodar coques altos, turbantes ou penteados volumosos;
3. Modelo específico para cabelos crespos e cacheados, contendo pentes para fixação;
4. Estrutura ajustável, que se adapta a diferentes tipos de cabelo ou penteado, com passadeira para melhor fixação.
Respeita meu capelo
A campanha que resultou na criação das quatro versões adaptadas de chapéus de formatura para cabelos afro é uma parceria entre a empresa de cosméticos Vult e a marca baiana de moda Dendezeiro.
Além da UFSB, os acessórios também foram doados para todas as instituições públicas de ensino superior da Bahia.
