UFOB ofertará 1021 vagas no SISU 2024

publicado: 28/12/2023 19h42, última modificação: 04/01/2024 17h10
Arte com foto de estudante e texto #BorapraUFOB | Universidade pública, gratuita e de qualidade

A UFOB ofertará 1021 vagas no Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, em 2024. O edital com o Termo de adesão foi publicado nesta quinta (28), com as informações sobre as vagas nos 30 cursos de graduação da Universidade que são ofertados nos campi de Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória.

Deste total, 628 são reservadas para estudantes oriundos de escola pública, incluindo pretos, pardos, indígenas,  quilombolas e pessoas com deficiência; 283 para candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em 80 municípios baianos distantes até 150 km de qualquer um dos campi da UFOB; e 110 para a ampla concorrência.

Para concorrer às vagas, é necessário que o candidato tenha feito a prova do Enem de 2023 e atingido as notas mínimas de corte de cada curso. O resultado do Exame está previsto para ser divulgado no dia 16 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do SiSU, de 22 a 25 de janeiro..

Mudanças na Lei de Cotas

Com a sanção da atualização da Lei de Cotas, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro deste ano, a forma de ingressar na UFOB e demais universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terá algumas novidades. Confira as principais abaixo.

Ampla concorrência: agora os candidatos vão concorrer, inicialmente, às vagas de ampla concorrência e somente se não alcançarem as notas nesta modalidade passarão a concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas.

Renda máxima permitida: atualmente, a lei permite que pessoas com renda familiar per capita de até R$ 1.980 conquistem uma vaga por cotas. A partir de 2024, apenas pessoas que tiverem renda igual ou inferior a R$ 1.320 poderão se beneficiar com a reserva de vagas para cotistas;

Auxílio estudantil: Os cotistas terão prioridade no recebimento de auxílio estudantil.

Inclusão de quilombolas: atualmente, a legislação prevê esse direito a autodeclarados pretos, pardos e indígenas e a pessoas com deficiência. Com o novo projeto, os quilombolas também estarão entre os perfis que têm direito ao preenchimento de vagas.

O SiSU

É o sistema informatizado do Ministério da Educação que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem.   Todas as informações sobre o SiSU 2024 podem ser acessadas aqui.

registrado em: