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UFOB obtém, mais uma vez, nota de excelência no Índice Geral de Cursos do MEC

Por mais um ano, a UFOB se manteve com o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia a qualidade das instituições de ensino superior no país, com notas que variam de 1 a 5. Os dados referentes ao ano de 2023 foram divulgados na última sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Esses indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Nesta edição, o Enade avaliou os cursos de Agronomia; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Engenharia Sanitária e Ambiental; Farmácia; Medicina; Medicina Veterinária e Nutrição. A partir do ENADE, o Inep examinou os indicadores de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Confira abaixo as notas obtidas pelos cursos.
Sobre os indicadores
O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O CPC é o conceito que avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados o desempenho dos estudantes na prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), o corpo docente (percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.
O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. Para chegar ao ele, levam-se em conta os seguintes aspectos: média do CPC, considerando o último ciclo do Enade; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).