UFOB lança livro de contos do Concurso Literário Osório Alves de Castro

publicado: 17/05/2023 16h24, última modificação: 22/05/2023 11h41
WhatsApp Image 2023-05-17 at 12.44.35.jpeg

Será lançado no dia 24 de maio, às 17h30, na sede da Academia Barreirense de Letras, durante a FLIB, no centro de Barreiras, o 2º volume do livro de contos do Concurso Literário Osório Alves de Castro realizado pela UFOB, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. O livro apresenta 15 textos produzidos por autores residentes no Território de Identidade Acadêmica da universidade.

O objetivo deste concurso é incentivar a produção de textos literários categoria conto (estilo marcado pela concisão e narrativa curta), promover a descoberta de novos talentos e fortalecer a interação entre a universidade e os diversos segmentos da sociedade.

O escritor Osório Alves de Castro (1901-1978), que dá nome ao concurso, nasceu em Santa Maria da Vitória (BA) e ainda jovem se mudou para Marília (SP), levando em seu interior a alma do sertão são-franciscano.

Além do ofício de alfaiate, dedicava-se à literatura. Em 1962, venceu o prêmio Jabuti de Literatura, com o romance “Porto Calendário”. Publicou também “Maria fecha a porta prau boi não te pegar” e “Bahiano Tietê” (póstuma). Os três livros compõem a trilogia da integração do sertão são-franciscano a São Paulo.