Geral

UFOB lança edital de mobilidade internacional para estudantes de pós-graduação

publicado: 02/09/2025 18h34, última modificação: 04/09/2025 09h08
Arte em preto e branco de duas pessoas com bonés de formatura, interagindo em frente a um globo terrestre, simbolizando a educação global e as viagens

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGP) da UFOB está com edital aberto para fomentar a internacionalização dos programas de pós-graduação stricto sensu e apoiar a participação de seus estudantes e em mobilidades acadêmicas internacionais de curta e média duração. As inscrições vão até dia 14 de setembro, por meio de formulário eletrônico, com envio de toda documentação em um único pdf.   

Para se candidatar, é preciso ser estudante regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado da UFOB; possuir currículo Lattes atualizado; apresentar plano de trabalho aprovado pelo(a) orientador(a); carta de anuência; e passaporte válido. As mobilidades poderão incluir estágios de pesquisa, coleta de dados, participação em cursos, disciplinas ou treinamentos relevantes para dissertações e teses, além de outras atividades acadêmico-científicas justificadas. A duração deve variar entre 30 e 90 dias, realizadas integralmente no período definido no cronograma do edital.

O processo seletivo contará com duas etapas: análise documental (eliminatória) e análise de mérito e potencial de internacionalização (classificatória). Serão considerados critérios como desempenho acadêmico, produção científica, experiência complementar e relevância da mobilidade para a UFOB.

O edital contemplará quatro pessoas selecionadas, que receberão auxílio no valor de até 900 dólares cada para apoiar despesas com passagens aéreas, seguro saúde internacional e hospedagem. O auxílio tem caráter complementar e não cobre a totalidade dos custos da mobilidade.

Sobre o Edital

O “Horizontes Globais PG” busca ampliar o número de estudantes em intercâmbio internacional, fortalecer a cooperação acadêmica e científica com instituições estrangeiras e contribuir para a formação de recursos humanos qualificados com perspectiva global.