Técnica da UFOB recebe premiação de melhor dissertação do ano de 2021 da UFBa

publicado: 06/12/2023 11h11, última modificação: 06/12/2023 11h13
Imagem da servidora Elisabeth Freitas de Araujo vencedora do prêmio de melhor dissertação da UFOB em 2021

A servidora técnico-administrativa da UFOB Elisabeth Freitas de Araujo, lotada na Pró-Reitoria de Administração (Proad), teve sua dissertação de mestrado premiada como a melhor do ano de 2021 da Universidade Federal da Bahia (UFBa) . A lista dos vencedores foi divulgada pela instituição nessa segunda (4). A cerimônia de premiação dos trabalhos será realizada nesta terça (12), às 9h, no Salão Nobre da Reitoria, em Salvador.

Elisabeth foi a ganhadora na área de Ciências Sociais Aplicadas. Intitulada “Relação entre desempenho de estudantes de Ciências Contábeis nas edições do ENADE e modalidade de ensino: uma análise multinível”, a dissertação foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, com orientação do professor Antonio Gualberto Pereira e co-orientação de Luiz Paulo Lopes Fávero.

A servidora é contadora da Diretoria de Compras, Contabilidade e Finanças da Proad, onde atua desde 2021. Já foi professora substituta do Departamento de Ciências Contábeis da UFBA e Professora Formadora I Capes/UAB/UFBA. É membro do Grupo de Pesquisa CNPQ: Contabilidade e Desenvolvimento Regional (UNEB). Agora, Elisabeth está com doutorado em andamento na Universidade de Brasília (UnB).

O Prêmio
O Prêmio UFBA de Tese, Dissertação Acadêmica e Trabalho de Conclusão de Programa Profissional Ano 2021 e 2022 tem por propósito reconhecer o mérito acadêmico e a contribuição para a sociedade brasileira por meio de trabalhos defendidos na pós-graduação da instituição Nesta edição, foram 140 inscritos com trabalhos acadêmicos, submetidos pelos Programas de Pós-Graduação, pré-selecionados por meio de comissões de avaliação internas.

Para avaliação externa, foram estabelecidas comissões julgadoras para nove áreas de conhecimento, além de uma comissão especifica para Programas Profissionais. Os trabalhos foram avaliados a partir dos seguintes critérios: (a) originalidade do trabalho; (b) relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social; (c) qualidade e quantidade de publicações decorrentes do trabalho; (d) metodologia utilizada; (e) qualidade da redação; e (f) estrutura/organização do texto.