Geral

Seleção disponibiliza 24 vagas no mestrado e doutorado em Bioquímica e biologia molecular

publicado: 17/09/2026 17h27, última modificação: 17/09/2026 17h27
Arte de Ciência e pesquisa médica com DNA e tubos de ensaio

O Programa Multicêntrico de Bioquímica e Biologia Molecular da UFOB está com processo seletivo aberto para novos estudantes regulares. São 12 vagas para o mestrado e 12 para doutorado. A seleção tem validade de um ano e previsão de início das aulas para o primeiro semestre de 2027. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas seguindo as instruções do edital até o dia 14 de outubro. 

As pessoas candidatas interessadas precisam criar uma conta e preencher as informações solicitadas no formulário on-line. A seleção para o mestrado e doutorado terá três etapas, com provas de conhecimento específico; suficiência na língua inglesa; análise de projeto de pesquisa, currículo e experiência prévia. O resultado final será divulgado no dia 11 de dezembro.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no Edital Local ou pelo site www.ufob.edu.br/pmbqbm

Reserva de vagas

O processo seletivo prevê a reserva de 10 vagas, sendo cinco no mestrado e cinco no doutorado, para pessoas candidatas negras; pessoas de comunidades remanescentes de quilombos ou povos originários; pessoas transexuais ou travestis ou transgêneros; pessoas refugiadas; e pessoas com deficiência.

O Programa

Criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular, visa estabelecer uma associação produtiva entre pesquisadores de diversas instituições públicas do país, onde a implantação de programas independentes ainda não é possível (denominadas instituições Associadas) e pesquisadores de programas de pós-graduação consolidados (denominadas instituições nucleadoras).