Geral
Seleção disponibiliza 15 vagas no mestrado em Ciência dos Materiais
![Imagem em fundo branco com a marca do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UFOB Imagem em fundo branco com a marca do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da UFOB](https://ufob.edu.br/noticias/selecao-disponibiliza-15-vagas-no-mestrado-em-ciencia-dos-materiais/imagem-em-fundo-branco-com-a-marca-do-programa-de-pos-graduacao-em-ciencia-dos-materiais-da-ufob/@@images/90e4359c-48a0-4086-9a7b-6ca26a18e53a.png)
O Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais (PROMAT) da UFOB está com processo seletivo publicado para novos estudantes do mestrado acadêmico. São 15 vagas disponibilizadas, na área de concentração Ciência e a Tecnologia dos Materiais, em três linhas de pesquisa: “Propriedades Quânticas de Materiais Avançados”; “Modelagem Teórica e Computacional de Materiais”; e “Síntese e Estudos dos Materiais Multifuncionais”. As aulas terão início no primeiro semestre de 2025.
Para participar, é preciso ter formação superior nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas e da Saúde e outras áreas correlatas e se inscrever gratuitamente, via formulário eletrônico até o dia 17 de fevereiro. A seleção será em etapa única, em que serão avaliadas a formação acadêmica, o Curriculum Lattes e as cartas de recomendação da pessoa candidata.
O programa tem por objetivo geral a formação de pessoal qualificado para desenvolver pesquisa científica e inovação tecnológica na área de concentração Ciência e Tecnologia dos Materiais, vinculadas às linhas de pesquisa do programa: (1) Propriedades Quânticas de Materiais Avançados; (2) Modelagem Teórica e Computacional de Materiais; e (3) Síntese e Estudos dos Materiais Multifuncionais.
Mais informações sobre a documentação exigida, os critérios de avaliação e o cronograma do processo seletivo podem ser obtidas no site do PROMAT ou no edital da seleção. Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail promat@ufob.edu.br.
Da Reserva de vagas
Das 15 vagas oferecidas no Mestrado em Ciência dos Materiais, seis são reservadas para pessoas candidatas negras; pessoas de comunidades remanescentes de quilombos ou povos
originários; pessoas transexuais ou travestis ou transgêneros; pessoas refugiadas; e pessoas com deficiência.