Geral

Rodas de diálogos discutem heteroidentificação e políticas de cotas

publicado: 06/11/2025 06h38, última modificação: 06/11/2025 06h38
Imagem em fundo colorido com desenho de pessoa preta

O Projeto “Rodas de Conversa - Diálogos Antirracistas” encerra suas atividades em 2025 nesta quinta-feira (6), às 9h, para debater a temática "Heteroidentificação e Políticas de Cotas”, com palestra do professor Rodrigo Ednilson de Jesus, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade será transmitida pelo canal de eventos da UFOB no Youtube.  

Promovidas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROAE), por meio do Programa Construindo Saberes, as rodas de conversas visam propiciar um ambiente institucional de discussões sobre práticas antirracistas na sociedade e formas de combatê-las partir da formação de uma consciência coletiva. 

As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade, com certificado, sem necessidade de inscrição prévia.

Sobre o palestrante
Docente da Faculdade de Educação da UFMG, Rodrigo Ednilson já atuou como pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis e atualmente é o presidente da Comissão de Ações Afirmativas e Inclusão da Universidade. Realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação Racial e Identidade Nacional no Brasil.

Tem atuado na formação de membros de bancas de heteroidentificação em órgãos públicos, como a própria UFMG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o Ministério Público do Estado, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e o Tribunal de Contas de Santa Catarina, além de diversas outras universidades brasileiras. É autor do livro “Quem quer (pode) ser negro no Brasil?”, publicado em 2021 pela Editora Autêntica.