Geral
Rodas de conversas promovem debate sobre práticas antirracistas
Olhares diferentes, preconceito e desigualdade de oportunidades por causa da sua cor de pele, raça e etnia. Essas situações são vivenciadas todos os dias por uma parte considerável da população brasileira que sofre com os efeitos do racismo. Segundo dados da pesquisa “Percepções sobre o racismo no Brasil”, realizada pelo Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), em 2023, essa é a visão de 96% dos brasileiros que reconhecem as pessoas pretas como maiores vítimas do racismo no País. Além disso, mais da metade declarou já ter presenciado um ato de racismo.
Para mudar esta realidade, um dos caminhos é a educação. E a Universidade, como ambiente de formação de cidadãos, tem um importante papel nesse processo. Para contribuir com essa necessária transformação, a UFOB realizará, a partir deste mês de agosto, uma série de discussões sobre temáticas antirracistas. Intitulada “Rodas de Conversa - Diálogos Antirracistas “, o primeiro dos cinco encontros acontecerá nesta sexta (23), das 14h às 15h, com transmissão pelo canal de eventos da Instituição no Youtube. Nesta atividade, o tema discutido será ”Processos educativos de construção da identidade negra e pertencimento étnico-racial de estudantes ingressantes no Ensino Superior por meio de reserva de vagas”, com palestra de Danilo Dias, mediada por Silvano Messias.
Promovidas pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROAE), por meio do Programa Construindo Saberes, as rodas de conversas visam propiciar um ambiente institucional de discussões sobre práticas antirracistas na sociedade e formas de combatê-las partir da formação de uma consciência coletiva. Até dezembro, serão realizados cinco encontros virtuais com presença de profissionais da UFOB e de outras instituições que debaterão assuntos como racismo estrutural; violência racial; marcadores sociais da diferença, negritude; branquitude/branquidade; história do movimento negro; papel do branco na luta antirracista; racismo recreativo; relações sociais e afetivas racializadas; educação antirracista.
As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade, com certificado, sem necessidade de inscrição prévia.
Confira abaixo o cronograma das Rodas de Conversa.
AGOSTO
Sexta (23), das 14h às 15h, no Canal de Eventos da UFOB
Tema: “Processos educativos de construção da identidade negra e pertencimento étnico-racial de estudantes ingressantes no Ensino Superior por meio de reserva de vagas”
Palestrante: Danilo Dias (UFOB)
Mediador: Silvano Messias (UFOB)
SETEMBRO
Sexta(13), das 14h às 15h, no Canal de Eventos da UFOB
Tema: Deslocando pontos de vista eurocêntricos: por uma epistemologia das diferenças
Palestrante: Kátia Luzia Soares (IFBA)
Mediador: Naicia Kirone (UFOB)
OUTUBRO
Sexta(18), das 14h às 15h, no Canal de Eventos da UFOB (link https://www.youtube.com/live/w9uoY2iw_S0?si=HxjHesrRP5FgHdQT)
Tema: Racismo Recreativo: Estou só brincando!: a legitimação do racismo a partir das práticas sociais cotidianas
Palestrante: Fabiane Fernandes (UNEB)
Mediador: Tamila Marques (UFOB)
NOVEMBRO
Sexta(22), das 14h às 15h, no Canal de Eventos da UFOB
Tema: História do Movimento Negro: luta pela Educação
Palestrante: Levi José Rodrigues (UFOB)
Mediador: Tatiane Cardoso (UFOB)
DEZEMBRO
Sexta(13), das 14h às 15h, no Canal de Eventos da UFOB
Tema: Educação Antirracista - a superação do racismo sistêmico e da alienação político-econômica
Palestrante: Ari Fernandes Santos Nogueira (UFOB)
Mediador: Gracy Kelly Pignata (UFOB)