Revista científica da UFOB obtém classificação Qualis B2 na avaliação da CAPES

publicado: 12/01/2023 16h00, última modificação: 12/01/2023 16h00
site publicacao.png

A Revista Pesquisa & Ensino (ISSN  2675-1933), criada em 2020 pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), obteve a classificação Qualis B2 na avaliação da CAPES de periódicos para o quadriênio 2017-2020.

A publicação está em seu terceiro volume e tem como foco investigações acerca de concepções teórico-metodológicas sobre ensino e formação docente e identidade e cultura escolar no âmbito da Educação Básica e da Educação Superior. A iniciativa partiu dos esforços do professor doutor André Pereira da Costa, da UFOB, que atuou para assegurar, junto ao comitê editorial, os dois primeiros anos de edição da revista.

Em 2022 foi publicado, no volume 3, nº 1, dossiê organizado pela professora doutora Marilza Vanessa Rosa Suanno, da Faculdade de Educação da UFG e pelo professor Juan Miguel Batalloso Navas, da Universidade de Sevilla e nº 2, dossiê organizado pela professora doutora Cleide Maria Quevedo Quixadá Viana da Faculdade de Educação da UnB.

O acesso a todas as edições do periódico é gratuito e pode ser feito online, clicando neste link.

O que é Qualis?

O Qualis CAPES é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação, com base na publicação em periódicos científicos de artigos de docentes afiliados às Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Tal processo foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação e é baseado nas informações fornecidas pelas instituições de ensino superior. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.