Geral
Relatório de Violência contra Povos Indígenas no Brasil será lançado nesta terça (10)
![Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica, delimitado pela Funai em 2011, onde ocorreu um ataque armado de fazendeiros que deixou 10 indígenas Guarani-Kaiowá feridos. Relatório da Abrasco destaca violência contínua sofrida por esses povos indígenas | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica, delimitado pela Funai em 2011, onde ocorreu um ataque armado de fazendeiros que deixou 10 indígenas Guarani-Kaiowá feridos. Relatório da Abrasco destaca violência contínua sofrida por esses povos indígenas | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](https://ufob.edu.br/noticias/relatorio-de-violencia-contra-povos-indigenas-no-brasil-sera-lancado-nesta-terca-10/terra-indigena-panambi-lagoa-rica-delimitado-pela-funai-em-2011-onde-ocorreu-um-ataque-armado-de-fazendeiros-que-deixou-10-indigenas-guarani-kaiowa-feridos-relatorio-da-abrasco-destaca-violencia-continua-sofrida-por-esses-povos-indigenas-foto-bruno-peres/@@images/85f04e84-cce4-477a-a381-96bd43ca6e80.png)
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado neste 10 de dezembro, será realizado o lançamento regional do Relatório de Violência contra Povos Indígenas no Brasil, a partir das 14h, no auditório do Pavilhão de Aulas 2, do Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras. Promovido pela UFOB, em parceria com o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia e com o Conselho Indigenista Missionário, o evento terá uma programação com mesa-redonda e palestras.
A atividade é gratuita e destinada a estudantes de graduação e pós, servidores, promotores, povos indígenas e comunidade. As inscrições devem ser feitas pelo SIGAA. Para confirmá-la, é preciso levar 1kg de alimento não-perecível na entrada do auditório para ser destinado à instituição Albergue São José, que acolhe pessoas em situação de rua. Os participantes receberão certificação de quatro horas de Atividade Complementar de Curso (ACC).
Confira a programação completa abaixo.
Lançamento regional do Relatório de Violência contra Povos Indígenas no Brasil
Terça-feira, às 14h, no auditório do Pavilhão de Aulas 2, do Campus Reitor Edgard Santos
14h - Abertura da Mesa Redonda (Mediação: Milene Paz)
14h10 - Palestra (Cacica Rosevânia Kiriri)
14h40 - Palestra (Coordenadora Luciana Kiriri, MUPOIBA)
15h20 - Palestra (Psicóloga Marta Mamedio, Cimi)
15h50 - Palestra (Advogada Lethicia Guimarães, Cimi)
16h20 - Palestra (Professor Sérgio Ferro, UFOB)
16h50 - Comentários do público
18h - Encerramento
Sobre o Relatório
É um documento elaborado anualmente pelo Conselho Indigenista Missionário. Lançado neste ano de 2024, a edição atual apresenta dados coletados em 2023, divididos nos seguintes eixos temáticos: violência contra a pessoa, violência contra o patrimônio e violência por omissão do Poder Público. O relatório conclui que a violência contra indígenas persistiu em 2023, ano marcado por ataques a direitos e poucos avanços na demarcação de terras.