Geral

Reitor da UFOB participa de Missão internacional em Havana, Cuba

publicado: 07/02/2024 21h20, última modificação: 07/02/2024 21h20
Imagem de reitor da UFOB, professor Jacques Miranda, assinando protocolo de intenções com reitora Yoenia Virgen Barbán Sarduy, de Universidad de Las Tunas

O reitor da UFOB, professor Jacques Antonio de Miranda, é um dos 30 dirigentes de universidades federais brasileiras integrantes da Missão Andifes em Cuba. Dentre as atividades programadas até sexta (9), estão a participação no 14º Congresso Internacional de Educação Superior: Universidade 2024, nas preparatórias para a Conferência Regional de Educação Superior (CRES +5), que acontecerá  de 13 a 15 de março de 2024, em Brasília, reuniões com reitores de universidades cubanas e encontro com embaixador do Brasil no país

 Durante a viagem, o dirigente da UFOB assinou protocolo de intenções com a Universidad de Las Tunas (ULT) para estabelecimento de cooperação acadêmica, científica e cultural, em especial nas áreas de agricultura sustentável, energias renováveis, educação de adolescentes e jovens, o papel da mulher na construção social, assim como no intercâmbio de estudantes e pesquisadores e Memorando de Entendimento com a Universidad de Ciências Médicas de La Habana (UCMH). Os documentos foram firmados pela reitoras Yoenia Virgen Barbán Sarduy e Mairim Lago Queija (UCMH). 

Professor Jacques ressaltou a importância da busca por aproximação com as instituições de ensino  latino-americanas. “A missão brasileira permite aprofundar as relações acadêmicas e científicas entre Brasil e Cuba. Neste momento, a América Latina e o Caribe discutem temas importantes e estratégicos para a Educação Superior, além de estabelecer oportunidades para o intercâmbio de pesquisadores, estudantes e soluções para os desafios globais."

 A missão Andifes é um importante espaço de diálogo e reflexão sobre o papel da educação superior na transformação social, com base nos princípios da qualidade e da sustentabilidade, em consonância com a Agenda 2030 e com os valores defendidos pela Associação. 

Confira mais sobre a viagem no álbum no Flickr.