Reitor da UFOB participa de encontro com Papa Francisco no Vaticano

publicado: 25/09/2023 15h56, última modificação: 25/09/2023 15h57
Visita de Jacques ao Vaticano.png

O reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Jacques Antonio de Miranda, esteve reunido com o papa Francisco durante o “Encontro entre Reitores de Universidades Latino-Americanas e Caribenhas: Organizando a Esperança”, ocorrido entre os dias 20 e 21 de setembro, em Roma, na Itália, e no Vaticano. A comitiva brasileira contou com a participação de 41 reitores e reitoras que discutiram, dentre outros temas, mudanças climáticas, água e biodiversidade, desemprego e migração, tecnologia e tecnocracia.

Organizado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), o encontro reforçou a preocupação expressa pelo papa na Laudato si, de pensar de forma consciente e voltada para a tomada de ações os cuidados com o planeta, "a nossa casa", tanto pelo viés da preservação ambiental, quanto a do desenvolvimento e da superação das desigualdades sociais. Na agenda do encontro, em conjunto com a Embaixada do Brasil em Roma, foram realizadas reuniões e visitas a duas instituições de ensino superior italianas: Università degli Studi di Roma - La Sapienza; Università degli Studi Roma Tre.

“Este evento possibilitou o debate e a apresentação de propostas das universidades latino-americanas e caribenhas para o enfrentamento das principais crises que têm atingido a humanidade. Além disso, reitera o papel estratégico da GCUB para o fortalecimento das políticas de internacionalização das nossas universidades e, neste caso, possibilitando a ampliação de acordos com instituições de ensino italianas e vaticanas”, destacou Jacques Miranda.