Geral

Projeto realiza acolhimento de estudantes transnacionais nas escolas de Barreiras

publicado: 07/08/2025 09h19, última modificação: 07/08/2025 09h19
Imagem da equipe do projeto de extensão da UFOB “Cirandas do Vai e Vem” em mais uma jornada de sensibilização na Escola Manoel Rocha Filho, em Barreiras

O projeto de extensão da UFOB “Cirandas do Vai e Vem” realiza mais uma jornada de sensibilização nesta quarta (6) e quinta (7), na Escola Manoel Rocha Filho, no quilômetro 30, zona rural de Barreiras. A ação busca sensibilizar a comunidade escolar para os desafios enfrentados pelos estudantes e suas famílias em contextos migratórios, além de discutir estratégias para a construção de um ambiente mais acolhedor e integrado. 

Coordenado pela professora Digmar Jiménez Agreda, do Centro das Humanidades, a equipe do projeto é formada pelas pessoas estudantes Maria Rita Camilo Santos, Larissa Sampaio de Brito e Josmailton dos Anjos Borges, e pela servidora Rosilainy Cristina Santos de Oliveira. 

A atividade contará com a participação da equipe escolar, incluindo professores, coordenadores, diretores, auxiliares e demais funcionários da escola. Nela, será lançado o I curso Básico de Espanhol para professores da rede municipal, entre os meses de agosto e outubro. Ministrado pela professora colaboradora Monica Guerrero Garay, o curso é realizado em parceria com a Secretaria de Educação de Barreiras e terá carga horária de 20 horas. 

Sobre o projeto

É uma iniciativa da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), contemplada com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Extensão (PIBIEX 2024-2025). O Cirandas do Vai e Vem” objetiva promover o acolhimento plurilíngue e intercultural de estudantes e suas famílias em mobilidade transnacional nas escolas de Barreiras, por meio de diálogos de afetos com a comunidade escolar, de atividades lúdicas, artísticas e pedagógicas. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail digmar.agreda@ufob.edu.br.