Geral
Projeto IntegraChagas Brasil é lançado em São Desidério
O projeto IntegraChagas Brasil foi lançado oficialmente em São Desidério, nessa segunda-feira (10). A iniciativa, que tem como objetivo principal a triagem de pessoas portadoras da doença de Chagas, foi apresentada à comunidade local. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, do Instituto Oswaldo Cruz, do Ministério da Saúde e do diretor do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde da UFOB, Rafael Simões, e da coordenadora operacional do projeto IntegraChagas Brasil e professora da UFBA, Eliana Amorim.
O projeto prevê a aplicação de 13 mil testes rápidos, fornecidos pelo laboratório de Biomanguinhos da Fiocruz RJ e que, tão logo se identifiquem os portadores, se inicie o tratamento destes pacientes. Os professores da UFOB Luiz Gustavo Oliveira e Jonilson Berlink integram a equipe responsável pela execução do projeto. Eles atuam na capacitação de profissionais de saúde do município e de estudantes da Universidade para atuação em São Desidério.
O município foi um dos cinco selecionados no País pelo Ministério da Saúde devido à alta incidência de casos da doença e ao grande número de pessoas em risco de contraí-la. Assim, inicia-se mais um passo importante para a ampliação do acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença de Chagas para a população são- desideriana.