Projeto coordenado por professor da UFOB recebe prêmio em Concurso Nacional

publicado: 27/11/2023 18h29, última modificação: 27/11/2023 18h29
Imagem em fundo azul com a marca da Rede Data Science Brasil (DSBR)

A Plataforma Nilo Peçanha (PNP), desenvolvida com apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), ficou em primeiro lugar no I Concurso de Boas Práticas para incentivo à governança e à integridade no âmbito do Ministério da Educação - MEC, na categoria Aprimoramento da Transparência Ativa e Passiva e da Participação Social na Gestão Pública. A PNP é mantida em parceria entre a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A cerimônia de entrega da premiação será realizada nesta terça-feira (28), às 10h, no auditório Celso Furtado em Brasília, na programação do I Seminário Anual de Controle Interno – SACI/MEC.

Desenvolvida pela Rede Data Science Brasil (DSBR), a plataforma é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) e tem por objetivo reunir dados relativos ao corpo docente, discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros das unidades da Rede Federal, para fins de cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC).  Conheça a PNP no endereço https://www.gov.br/mec/pt-br/pnp.

O projeto premiado é liderado pelo professor Poty Rodrigues de Lucena, do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET/UFOB) e conta com a participação do professor Eduardo Cavalcanti Bastos (Centro Multidisciplinar da UFOB de Santa Maria da Vitória); Kleymilson do Nascimento Souza (UFOB/CCET); Luiz Hilário Damascena (analista da Pró-Reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFOB); e dos estudantes Paulo Ricardo Ferreira Neves (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia/CCET); Joyce de Jesus Araújo (Publicidade e Propaganda/Samavi); Ana Clara das Neves Silva (Física/CCET); Lucas Axel Ramalho Santana (Física/CCET); Mariana Farias da Silva (Engenharia Elétrica/ Centro Multidisciplinar da UFOB de Bom Jesus da Lapa); e  Vinicius Gama Nascimento (Engenharia Elétrica/CMBJL).