Geral

Programa Bolsa Permanência oferta auxílio para estudantes indígenas e quilombolas

publicado: 05/06/2025 11h39, última modificação: 05/06/2025 11h39
Arte em fundo de quadro negro com marca do Programa Bolsa Permanência

O Programa de Bolsa Permanência, do Ministério da Educação, está com inscrições abertas até o dia 23 de junho para estudantes indígenas e quilombolas. Para participar, é preciso estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação da UFOB, atender aos critérios indicados no Edital Proae/UFOB nº. 7/2025, comprovar sua etnia e residência familiar em comunidade indígena ou quilombola.

As pessoas interessados devem realizar as duas etapas de inscrição. Primeiro, devem preencher o Cadastro Único no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA da UFOB, solicitar a bolsa e anexar a documentação exigida. Depois, após receber o e-mail de convocação, acessar o SISBP, preencher os dados cadastrais; apresentar comprovante de residência e fazer download de documentos e preencher os termos e declarações solicitados.

O resultado da seleção será divulgado até o dia 16 de julho. Mais informações e os anexos necessários para a inscrição estão disponíveis no Edital.

O Programa
O Bolsa Permanência faz parte de uma política de ação afirmativa do MEC que concede auxílio financeiro no valor de R$ 1400 a estudantes indígenas e quilombolas com a finalidade de apoiar sua permanência no curso de graduação, visando a conclusão da formação em nível superior.