Professores da UFOB participam de mais uma missão de cooperação técnica no Benim

publicado: 24/10/2023 16h11, última modificação: 24/10/2023 17h05
Professores da UFOB em visita ao Benim

Os professores Debora Cruz Porcino e Mario Alberto dos Santos, dos Centros de Ciências Biológicas e da Saúde e das Humanidades da UFOB, estão em uma missão de cooperação técnica internacional no Benim, país da região ocidental da África, desde o último dia 14 de outubro. Na primeira semana, ocorreu na cidade de Cotonou e foi destinada às agendas políticas, com reuniões na sede do Programa Mundial Alimentos (PMA), no Ministério de Agricultura e Pesca e na sede da embaixada do Brasil no. O projeto tinha previsão de encerramento, mas nas reuniões foi discutido e aprovado o plano de atividades e sua extensão até 2025.

O final de semana foi destinado ao deslocamento para a cidade de Natitingou, onde os professores da UFOB estão realizando oficinas de aprendizagem que tem como beneficiários os agricultores de alimentos e a comunidade escolar. Com os agricultores, será dado continuidade à instalação e ao manejo de Sistema Agroflorestal Agroecológico (SAFA), com foco nos princípios e nas práticas para o cultivo de alimentos associados e na restauração do solo. Os alimentos cultivados por esses produtores rurais serão comprados pelo PMA e destinados à alimentação escolar.

No campo da nutrição, serão realizadas atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) destinadas aos estudantes e às cozinheiras das escolas com o compartilhamento de receitas que fortalecem a histórica relação de intercâmbio cultural entre Brasil, especificamente a Bahia e Benin. O estudo da alimentação como um ato social também será relacionado ao currículo escolar dessas crianças. As atividades foram destinadas a produtores rurais de cooperativas, cozinheiras, escolares e toda a comunidade.

Missão no Benim

As missões de cooperação técnica no Benin com viagem dos professores ocorrem desde 2019. A primeira viagem foi nomeada “Missão de prospecção” e promoveu visitas a cooperativas de produtores de alimentos, escolas assistidas pelo PMA e reuniões técnicas com representações do governo do Benim, PMA Brasil e Benim, ABC e UFOB.  De 2020 a 2022, durante a pandemia de Covid-19, aconteceram reuniões e workshops on-line com discussões sobre ajustes no cronograma de atividades no período de crise sanitária mundial.

A cooperação entre os dois países prevê a potencialização da capacidade produtiva de alimentos adequados à realidade local; a articulação de sistema de compra de alimentos destinado às escolas; a implementação de hortas escolares como complementos para diversificar a alimentação escolar; a estruturação de cardápios escolares de acordo com as necessidades locais; e otimização das condições de higiene no preparo dos alimentos.

As instituições que representam o governo brasileiro são a UFOB, como instituição cooperante, e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).  A equipe é completada pelo Programa Mundial Alimentos (PMA). Em 2023, ocorreram missões técnicas em fevereiro e julho, sendo esta a terceira sessão de atividades de campo esse ano. As ações implantadas até o momento buscam o fortalecimento de programa de alimentação escolar no Benim baseado na experiência do Programa do Brasil.

Veja mais registros da visita em nossa conta no Flickr