Professora de SaMaVi publica livro sobre colecionismo e apropriação da arte popular

publicado: 23/01/2024 10h13, última modificação: 23/01/2024 10h16
Imagem da professora Jancileide Souza dos Santos com seu livro “Colecionismo de Arte”

A arte popular é uma expressão autêntica da cultura brasileira e se tornou objeto de estudo inédito da professora de História da Arte do curso de Artes Visuais da UFOB, do Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória (SaMaVi) Jancileide Souza dos Santos. A pesquisa sobre a legitimidade artística e apropriação estética da arte popular resultou no livro “Colecionismo de Arte”, que será lançado pela editora Appris. O evento aberto ao público acontecerá no dia 24 de janeiro, às 17h, na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), seguido de sarau com o grupo de arte popular A Pombagem. O endereço é Avenida Lafayete Coutinho, s/n - Comércio, Salvador. A entrada é franca.

O livro analisa a história do processo de promoção, circulação e apropriação estética da arte denominada popular, a partir da experiência de colecionismo, da construção de um campo artístico e da emergência de um mercado de artesanato e arte popular. Está dividido em quatro capítulos.  No primeiro, a autora realiza uma análise das noções de arte e cultura popular, colocando em evidência conceitos como artesanato, arte primitiva, arte erudita e arte para as massas, bem como as relações entre colecionismo, apropriação cultural e estética, e os estudos do folclore e da antropologia. No segundo, examina os aspectos históricos da arte popular no Brasil, sobretudo no que diz respeito ao uso desses objetos como símbolos de uma identidade nacional e preservação do patrimônio. No terceiro, discorre sobre a formação de coleções de arte popular, o processo de legitimidade dessa produção e a sua comercialização. Já no último capítulo, Jancileide apresenta um estudo da relação entre a experiência do colecionismo e a apropriação estética dessa produção por parte de artistas modernos na Bahia.

Sobre a autora

Natural de Salvador, na Bahia, a professora Jancileide Souza dos Santos é professora e historiadora da arte, doutora e mestra em História da Arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharel em Museologia pela mesma universidade. Atualmente, trabalha como professora de História da Arte do curso de Artes Visuais da UFOB.

É membra da Red Latinoamericana por la Defensa del Patrimonio Biocultural e associada da Associação Brasileira de Pesquisado-res/as Negros/as (ABPN). Estuda e tem desenvolvido pesquisas na área de História da Arte e Museologia, com ênfase em temas como artesanato, arte popular, arte e relações raciais e de gênero; arte e ancestralidade, arte e bioculturas, estudos de coleções e colecionismo de arte; memória e patrimônio biocultural.