Processo seletivo de ações afirmativas disponibiliza 180 vagas nos 30 cursos de graduação

publicado: 02/01/2024 19h22, última modificação: 08/01/2024 15h34
Imagem de estudante com beca e capelo

A UFOB está com processo seletivo aberto para preenchimento de vagas nos 30 cursos de graduação reservadas às ações afirmativas. São 180 vagas destinadas às pessoas autodeclaradas e reconhecidas como oriundas de comunidades remanescentes de quilombos; com deficiência; refugiadas; trans (transexuais, transgêneros e travestis); em situação de restrição de liberdade ou egressas do sistema prisional; e autodeclaradas e reconhecidas de origem de comunidades identitárias tradicionais.

É a segunda vez que a UFOB lança um edital para este tipo de ação afirmativa. Agora, além das vagas do Sisu, é possível ingressar com a nota do Enem em um dos 30 cursos da Universidade por meio deste processo seletivo. Para participar, o candidato deve ter realizado uma das edições do Enem, entre os anos de 2018 e 2023, e apresentar a documentação exigida em cada categoria.As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site https://ufob.edu.br/selecaovagasaf até as 18h do dia 18 de janeiro de 2023. Os resultados serão divulgados no dia 1 de março. As aulas começam em 11 de março.

Todas as informações sobre documentação, prazos e das seis categorias estão disponíveis no edital.

Do processo seletivo

A seleção atende ao disposto na Resolução que criou a Política de Ações Afirmativas da Universidade, aprovada pelo Conselho Universitário no dia 6 de dezembro de 2022.

O documento traz uma série de medidas e ações para garantir o respeito à dignidade, à afirmação da identidade e da cultura de grupos sociais vulneráveis, visando ao enfrentamento do racismo, sexismo, capacitismo, LGBTfobia e outras formas de discriminação negativa que, presentes na sociedade e nas Instituições, provocam violência e exclusão.