Primeira doutora formada na UFOB tem projeto aprovado em pós-doutorado da USP

publicado: 21/11/2023 08h40, última modificação: 21/11/2023 08h40
Foto de Jéssica Pires Farias, a primeira doutora formada pela UFOB em um laboratório

Jéssica Pires Farias, a primeira doutora formada pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular – PMBqBM – da UFOB teve projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e iniciará o pós-doutorado em dezembro na Universidade de São Paulo (USP). Lá, desenvolverá novo ciclo de estudos sob a supervisão do professor Luís Carlos de Souza Ferreira, responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas, no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas.

Biomédica, Jéssica iniciou seu doutorado na UFOB em 2020, orientada pelo professor Jaime Henrique Amorim, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Durante a elaboração da tese, atuou no enfrentamento da pandemia da COVID-19, desenvolvendo estudos que contribuíram para elaboração de políticas públicas de vacinação contra a doença vigentes no Brasil. Também participou de pesquisas que auxiliaram a compreender a epidemiologia molecular da doença na região do extremo Oeste da Bahia. Até a finalização do doutorado em apenas dois anos e meio, o padrão é de 4 anos, ela conseguiu a publicação de 4 artigos científicos de alto impacto.

Com trajetória destacada na pesquisa, Jéssica serve de inspiração para muitas mulheres que hoje desenvolvem seus estudos de pós-graduação na UFOB seguirem firmes no seu propósito de contribuir para o avanço da ciência na Região Oeste da Bahia.