Primeira doutora formada na UFOB recebe prêmio de tese do ano do PMBqBM

publicado: 29/05/2024 08h21, última modificação: 29/05/2024 08h21
Foto de Jéssica Pires Farias, primeira doutora da UFOB, recebendo o prêmio de melhor tese do ano do PMBqBM, durante 53ª Reunião Anual da entidade, ocorrida dia 21 de maio, em Águas de Lindóia, em São Paulo

Jéssica Pires Farias, a primeira doutora formada pelo Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular – PMBqBM – da UFOB recebeu o prêmio de melhor tese do ano de 2023 do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, coordenado pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), em cerimônia realizada no encerramento da 53ª Reunião Anual da entidade, ocorrida dia 21 de maio, em Águas de Lindóia, em São Paulo. A tese intitulada “Avaliação da efetividade das políticas públicas de vacinação contra Covid-19 no Brasil” foi agraciada com menção honrosa e ainda foi indicada pelo Programa para concorrer ao Prêmio Capes Tese deste ano.

Biomédica, Jéssica iniciou seu doutorado na UFOB em 2020, orientada pelo professor Jaime Henrique Amorim, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Durante a elaboração da tese, atuou no enfrentamento da pandemia da COVID-19, desenvolvendo estudos que contribuíram para elaboração de políticas públicas de vacinação contra a doença vigentes no Brasil. Também participou de pesquisas que auxiliaram a compreender a epidemiologia molecular da doença na região do extremo Oeste da Bahia. Até a finalização do doutorado em apenas dois anos e meio, o padrão é de 4 anos, ela conseguiu a publicação de 4 artigos científicos de alto impacto.

A pesquisadora teve projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e está fazendo o pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Lá, desenvolve novo ciclo de estudos sob a supervisão do professor Luís Carlos de Souza Ferreira, responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas, no Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas.